O Plano de Marketing
Por: AnaRangel • 17/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.762 Palavras (8 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PLANO DE MARKETING
[pic 3][pic 4]
Agosto/2021
[pic 5]
Elaborado por: Ana Paula Kolisnyk Rangel
Disciplina: Marketing
Turma: 0721-1_27
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................... 04
2 ANÁLISE AMBIENTAL DA EMPRESA...............................................05
3 PESQUISA DE MERCADO E POSSÍVEIS RESULTADOS................06
4 ANÁLISE COMPETITIVA....................................................................07
5 PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING............................10
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................. 13
Introdução
O trabalho tem como objetivo apresentar o plano de marketing, ferramenta para análise de mercado, onde teremos o perfil do consumidor, identificar ameaças e oportunidades, realizar um plano de comunicação e tomar decisões alinhadas com as estratégias da empresa.
Com base nos conceitos de marketing, este trabalho visa apresentar uma proposta de plano de marketing da empresa Unilever, para alavancar a marca Lux Botanicals. A Unilever é uma empresa global, presente em 190 países e possui 400 marcas, tendo como objetivo criar impacto positivo para a sociedade aliado com o compromisso do desenvolvimento sustentável. A marca Lux está presente no Brasil desde a década de 30, conquistou a liderança de sua categoria mantendo-se em sintonia com a evolução da mulher
Através de pesquisas no site institucional da empresa, notícias, sites de reclamação, ferramentas para informações em redes sociais e análise de mercado, o Plano de Marketing para a Unilever contemplará a análise ambiental, pesquisa de mercado, análise competitiva e proposta de comunicação de marketing.
Análise Ambiental da Empresa
A empresa Unilever teve origem em 1890 por William Hesketh Lever, sendo fundada como multinacional anglo-holandesa em 1930, possui 149.000 pessoas no mundo todo, totalizando 400 marcas. No Brasil sua trajetória começou em 1929, quando desembarcaram três emissários da Unilever.
Atualmente a Unilever possui mais de 400 marcas (Omo, Dove, Cif, Hellmann’s, LIfebouy, Lipton etc.), desde alimentos, cuidados pessoais e cuidados com a cada. Marcas que desempenham um papel importante para atingir os objetivos de vida sustentável.
O seu faturamento em 2020 foi de € 51 bilhões, com 58% em mercados emergentes, com uma rede global de 25 milhões de varejistas.
A empresa acredita que o sucesso acontecerá através do trabalho com integridade, respeitando as pessoas, organizações e ambientes, buscando impactar positivamente a sociedade e gerenciar o impacto ambiental, trabalhando com fornecedores que tenham valores semelhantes e estejam alinhados com o Código de Princípios de Negócios.
O plano de marketing focará na marca de sabonetes Lux Botanicals, presente no Brasil desde a década de 30. Produto econômico com uma exclusiva combinação de ingredientes botânicos naturais, tendo como objetivo resgatar a imagem da marca e alavancar as vendas, já que há um visível crescimento neste segmento.
Produto considerado luxuoso na época, o nome “Lux” vem da palavra luxury, sua imagem era vinculada ao encanto das divas dos cinemas, tornando se assim objeto de desejo de consumidoras do mundo inteiro. Com o preço acessível e líder de sua categoria seguiu inovando, sempre se adequando aos desejos dos consumidores através da inovação das fragâncias e ressaltando a beleza feminina.
Para formular estratégias de mercado para a marca, e tomar decisões de forma segura, a análise swot apresentará o diagnóstico dos ambientes interno e externo.
[pic 6]
Pesquisa de mercado e possíveis resultados
De acordo com o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de HPPC obteve em 2020, um crescimento de 5,8% em vendas ex-factory, quando comparado com o mesmo período de 2019.
A intensificação dos hábitos de higiene para mitigar os riscos de contágio do coronavírus, foi um dos fatores que impulsionou o crescimento do setor. O sabonete líquido apresentou alta de 22,3%, enquanto o sabonete em barra aumentou em 9,5%.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, alguns hábitos serão mantidos após pandemia, sendo 68% dos entrevistados manterão o hábito de cuidados com a higiene, o que representa o crescimento contínuo para este setor.
[pic 7]
Através da pesquisa do segmento é notável o crescimento do setor após o surgimento do vírus, onde se faz necessário a intensificação dos hábitos de higiene pessoal, o aumento das lavagens das mãos e quantidade de banhos diários. A tendência é que estes novos hábitos prevaleçam mesmo após a pandemia, o que justifica um investimento no setor, seja através da criação de novos produtos, fidelização da marca ou redefinição de política de preços.
Análise Competitiva
No mercado de higiene pessoal, a Unilever possui dois fortes concorrentes neste setor de sabonetes, seguindo os mesmos canais de distribuição, temos a empresa Colgate-Palmolive, através da marca Palmoville e a Nivea.
A empresa Colgate-Palmolive foi fundada en 1806 por William Colgate, sendo em 1866 a apresentação da linha de sabonetes perfumados. O seu porfólio possui trinta e três marcas, onde o sabonete com marca Palmolive segue o slogan Faz bem se sentir bem. Possui um programa global de lavagem das mãos, onde são fornecidos materiais educacionais e amostras de produtos para escolas e comunidades que mais precisam.
...