O Precoce Acesso À Internet E Seus Malefícios
Por: michellysk • 3/9/2024 • Dissertação • 355 Palavras (2 Páginas) • 42 Visualizações
[pic 1]
O precoce acesso a internet e suas consequências.
A charge “Livro Infantil”, disponível no Blog do AFTM, contém duas crianças. Uma segura um livro na mão e questiona onde fica o TikTok no mesmo, enquanto a outra fala que não há tal ferramenta, mas que turbinará o cérebro ao usá-lo.
Muito se debate, hoje em dia, do acesso das crianças a internet e os danos que isso pode acarretar ao desenvolvimento e infância de cada indivíduo. Muitas vezes, esse acesso precoce acaba sendo liberado pelos próprios pais para ter um momento de descanso após um dia cansativo.
No entanto, quando liberado sem supervisão, pode acarretar na exposição das crianças na internet em redes sociais ou então o acesso a sites indevidos. Um grande exemplo de exposição ocorre no próprio TikTok, ao pesquisar por “dancinhas”, facilmente encontra-se menores realizando danças vulgares. Por ser um aplicativo em que qualquer um pode ter um fácil acesso, acaba sendo uma forma de pedófilos conseguir mais conteúdo para si mesmo.
Além das exposições, as redes sociais acabam gerando um vício nas crianças. Ao assistir vídeos no TikTok de maneira exagerada, aquilo acaba por se tornar o hiper foco das mesmas, não conseguindo parar para fazer outra tarefa, como ler um livro. Como dito na matéria “Como o TikTok atua no cérebro e vicia jovens em seus vídeos curtos”, publicada na Agência O Globo em 05 de abril de 2022, ao passar muito tempo no aplicativo vendo vídeos que são curtos, as crianças passam a não ter paciência em fazer atividades que o resultado vem a longo prazo, ou que exijam da sua imaginação, como brincadeiras interativas, por exemplo.
Levando em consideração tais aspectos e para preservar a segurança das crianças, deve-se existir um olhar ainda mais cuidadoso aos acessos realizados pelas mesmas, mas também um tempo determinado por dia na Internet, para que sua rotina não se torne só aquilo. Uma ótima alternativa é contar com uma rede de apoio, o que ajuda muito em momentos de cansaço, ou então adotar o Método Montessoriano, em que a criança desenvolve a autonomia e liberdade individual, mas sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural.
...