O Processo De Tomada De Decisão
Pesquisas Acadêmicas: O Processo De Tomada De Decisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edinalda • 28/3/2015 • 1.942 Palavras (8 Páginas) • 312 Visualizações
1 Introdução
Segundo a Revista de Ciência da Informação, o estudo sobre o processo decisório nas empresas tem sido objeto de investigação de diversos teóricos e executivos durante, pelo menos, os últimos 50 anos, e muito tem sido descoberto e analisado sobre o tema. Sua importância e relevância para profissionais de diversas áreas envolvidas em processos de tomada de decisão são inquestionáveis, mas o atual contexto econômico-político-social – de globalização, intensa concorrência, desenvolvimento tecnológico - tem exigido, cada vez mais desses profissionais, decisões mais acertadas, num espaço de tempo cada vez mais reduzido. Por isso, a crescente importância de se tentar entender e construir modelos que proporcionem uma melhor aplicabilidade de técnicas e regras num processo de tomada de decisão empresarial onde a informação se apresenta como recurso fundamental para o embasamento deste processo.
Este artigo teve como objetivo abordar o tema sobre o processo de tomada de decisão, tendo como referencial teórico os modelos de tomada de decisão apresentados por Choo (2003), e buscando verificar sua aplicabilidade em uma empresa de pequeno porte, do segmento educacional, localizada em Belo Horizonte (MG), onde o conhecimento tácito é a base para seu funcionamento e desenvolvimento, e donde se imaginava que o processo de tomada de decisão – primordialmente sob o ponto de vista estratégico – não fosse altamente estruturado e padronizado, fato este confirmado pelo estudo.
2.- Desenvolvimento
Encontram-se atualmente, na maioria das organizações, sistemas computacionais destinados a auxiliar e controlar as mais diversas atividades, gerando uma quantidade assustadora de dados. Podemos afirmar que banco de dados e os sistemas que os manipulam se tornam componentes essenciais no cotidiano da Sociedade Moderna. Diante das limitações de tempo e conhecimento, entre outras, o individuo impossibilitado de encontrar a decisão ótima, busca a mais adequada tendo em vista as condições disponíveis, a tomada de decisão vai muito além do momento de escolha, compreendendo outras etapas importantes. Hoje nessa corrida contra o tempo, é indispensável que as organizações estejam representadas por líderes ou administradores, que visualize o todo positivo ou negativo, que atingirá a organização com sua tomada de decisão, a fim de diminuir ou eliminar danos, falhas, transtornos e retrabalhos. Embora possamos dispor de meios tecnológicos para nos auxiliar, a capacidade de raciocínio precisa esta aliada à boa sensibilidade, ao bom senso crítico. Portanto, justifica-se esta pesquisa numa introdução sobre os procedimentos que levam a tomada de decisão.
2.1- O processo de Tomada de Decisão
Temos que entender todo o processo da tomada de decisão, e nos dispor de recursos para fazer comparações realísticas entre alternativas, para assim estarmos em condições de tomar melhores as decisões.
2.2- Problemas simples, problemas intermediários e problemas complexos
Diariamente tomamos decisões achando ser a única possível sem levar em considerações alternativas que estão ao nosso alcance e não reconhecermos por estarmos acostumados a seguir uma rotina de decisões.
Os problemas que enfrentamos diariamente têm suas variações de dificuldade e as vezes os problemas mais simples podem não ter grande importância, como por exemplo, tomar a decisão de escovar os dentes ou não após as refeições. Se comparado a problemas bucais poderia perder a aparência de fácil decisão. Os intermediários normalmente reportam os problemas econômicos. Unindo-se aos outros, os problemas complexos englobam aspectos econômicos, políticos e humanísticos.
2.3- O papel da Analise na Engenharia Econômica
Os problemas simples podem ser resolvidos por uma pessoa sem ajuda de técnicas, por terem uma consequência menor, já os complexos com sua mistura de problemas com pessoas podem ser resolvidos não só com Engenharia Econômica, mas também outras técnicas. Melhor adaptado ás soluções são os intermediários. Pode haver inúmeros outros aspectos do problema a considerar antes de se tomar uma decisão, mas os aspectos econômicos dominam o problema, sendo, portanto,tendo mais influencia na determinação da melhor situação. Problemas de nível médio exigem tempo e esforço para serem resolvidos. Os que mais buscam soluções na engenharia Econômica são:
1.O problema é suficiente importante, justificando um estudo e esforços sérios;
2.O problema não pode ser elaborado na cabeça de uma única pessoa- uma analise cuidadosa exige que organizemos o problema e todas as varias consequências.
3.O problema tem aspectos econômicos suficientemente importantes que constituem um componente significativo da analise que conduz a uma decisão.
2.4- O processo de Tomada de Decisão
O processo de decisão ocorre sem que saibamos a da sua existência, as opções estão escondidas por serem simples demais e para que uma boa decisão seja feita, deve existir pelo menos duas alternativas. Pois se houvesse um caminho a ser seguido, qualquer tomada de decisão seria valida, nada haveria de ser decidido. A tomada racional de decisão define-se em oito passos:
1.Reconhecimento de um problema; deve-se tomar consciência de sua existência.
2.Definição do objetivo; definir um objetivo e identificar o que nos impede de atingi-lo.
3.Coleta de dados relevantes; reunir informações.
4.Identificação de alternativas viáveis; considerar as melhores alternativas.
5.Escolha do critério para escolher a melhor alternativa; antecipar o resultado das opções viáveis.
6.Construção de inter-relações entre o objetivo, as alternativas, os dados e os critérios; os elementos devem ser reunidos para avaliar o impacto da decisão.
7.Anunciar antecipadamente os resultados, para cada alternativa;
8.Escolha da melhor alternativa para atingir os objetivos; a escolha deve satisfazer o critério de escolha, considerando as consequências.
Algumas das maneiras mais fáceis da tomada de decisão em engenharia
...