O QUE É ISE-IBOVESPA
Projeto de pesquisa: O QUE É ISE-IBOVESPA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: betinho21 • 4/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.765 Palavras (12 Páginas) • 259 Visualizações
Os primeiros colonizadores teve a iniciativa na America Latina. O Índice da sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de aplicação compatível coma as demandas e o desenvolvimento sustentável da Sociedade Contemporânea a incentivar a obrigação ética das corporações. Iniciando em 2005, foi originalmente financiado pela Internacional Finance Corpartion (IFC) braço financeiro do Banco Mundial o seu desenvolvimento metodológico é dever do Centro do Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação de Getulio Vargas (FGV – E A E S.P). O ISE é um utensílio para analise corporativa das empresas listada BM & BOVESPA sob o ponto de vista da sustentabilidade corporativa, quando a eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
Que ampliando o acordo sobre empresas e grupos comprometidas com a sustentabilidade. Tem o nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável onde a transparência e prestação de contas , natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeiro, social, ambiental e de mudanças climáticas. No Brasil já teve início é há expectativa que ela cresça e consolide rapidamente. Atentas a isso, BM $ IBOVESPA, uniu com varias instituições- APRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGE, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente, decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja referencial (“benchmark”) para investimentos socialmente responsáveis, o ISE- índice – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Essas organizações Forman um Conselho Deliberativo presidido pela BME&Bovespa, que é órgão Maximo de governança do ISE e tem como missão um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. E também o Conselho passou a contar também com PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo pela gestão técnica do índice.
1.1.2 O QUE É ISE-IBOVESPA
ISE- Índice Bovespa, é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. É formado pelas ações com maior volume negociadas nos últimos meses. O valores atuais é representado a quantia em moeda corrente, de uma carteira de estratégia de ações, organizado em 2 de janeiro de 1968, a partir de uma aplicação hipotética. Na Bovespa os investidores podem negociar ações de cerca de 500 empresas diferentes . Para se ter um indicador que represente com lealdade e eficiente o comportamento do mercado foi criado o Ibovespa. Essas formações de uma suposta carteira de investimento que ao final de 2008, é formado de 66 ações reproduzindo a movimentação dos principais papeis negociados na Bovespa. São representados os não só o comportamento médio dos preços mas também o perfil das negociações do mercado a vista- observadas no pregões.
As ações representam 80% do volume das transações nos doze meses anteriores á formação da carteira. Da mesma forma o critério adicional, exige –se que ação apresente no mínimo, 80% de presença do pregões do período.Portanto, o corte é a liquidez do papel.Para que sua representatividade se mantenha ao longo do período, a composição da carteira é reavaliada a cada quatro meses. Ela é feita com base nos últimos doze meses onde são verificados na alteração e na participação de cada ação. É calculado o índice em tempo real e examinar instantaneamente os preços de todos os negócios executado no mercados vista coma ações nas composições de sua carteira (lote padrão) e é divulgado pela Bovespa.
1.1.3 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE INDICE
Um importante fator para despertar o interesse de investidores nas ações de empresas que possuem políticas claras de respeito à responsabilidade social de seus empreendimentos, produtos e serviços. As empresas que interessam em adotar devem responder um questionário. O Índice constituem ferramenta para analise análise comparativa da performance das empresas listadas na BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e governança corporativa. O índice é uma ferramenta importante para ampliar o entendimento sobre empresas e grupos empresariais comprometidas com sustentabilidade empresarial, diferenciando-o em termos e de qualidade, nível e compromisso,transparência, desempenho, dentre outros fatores relevantes para investidores com preocupações éticas.
1.1.3 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATALMENTE O ISE-BOVESPA
Um estudo do Banco Mundial colocou o BOVESPA na 23º posição em termos de quantidades de empresas de capital aberto, contabilizando 353 companhias listadas ao final de 2012. Nessa métrica, a bolsa brasileira esta muito mais parecida com os mercados de Mongólia e Vietnã do que a Índia e Estados Unidos campões e listagem. Alem disso em termos porcentuais a bolsa brasileira é a segunda que mais perdeu empresas listadas entre 2008 a 2012, através de OPAs (Ofertas Publicas de Aquisição), vendo a quantidade encolher de 432 para 352 de 2008 a 2012 a queda de 18,3%.” Executando os Estados Unidos, que foi derrocada financeira global que teve o inicio em março de 207, o Brasil foi o país que mais registrou o maior encolhimento em termos de número de empresas listadas em bolsa”, afirma Rodolfo Zobisky, CEO (Cheef Executive Officer) atitude de idealizador do movimento, PAC ( Programas de Aceleração de Crescimento para Pequenas e Médias Empresas).
2.2 LEI RESPONSABILIDADE FISCAL
A Lei Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei complementar nº 101, é uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado á capacidade de arrecadação de tributos desse entre políticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na política braceleira de gestores promoverem obras de grande porte no final dos seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos. A lei obriga que as finanças sejam representadas detalhadamente ao Tribunal de Contas (da União do Estado e Municípios). Tais órgãos podem aprovar ou não.Em caso das contas ou não. Em caso de contas serem rejeitadas,
...