TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PEDAGOGIA E O QUE SIGNIFICA SER PEDAGOGO

Artigo: O QUE É PEDAGOGIA E O QUE SIGNIFICA SER PEDAGOGO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

O estudo objetiva contribuir com a compreensão epistemológica da pedagogia a partir da constatação de mudança do paradigma em torno do significado da docência. Parte do princípio de que a pedagogia, enquanto teoria da educação tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. Considera que sua constituição teórica apresenta-se marcada por elevados níveis de complexidade e precariedade. Assim, o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento sobre e na educação. “Campo de conhecimento”, pois não se trata apenas de teorias científicas, na medida em que envolve outras formas e outros tipos de conhecimento. “Sobre a educação”, por teorizar e sistematizar as práticas educativas produzidas historicamente na articulação dos diferentes saberes já descritos. E, “Na educação”, ao materializar-se nas práticas educativas que são fundantes para a articulação de todos os conhecimentos produzidos nas ações dos educadores, no âmago da atividade prática. Como campo de conhecimento prático, a pedagogia conjuga e é constituída por essas diferentes formas e [esses diferentes] tipos de conhecimentos, sob a mediação da ética e da política. A ampliação do conceito de pedagogia é justificada a partir da expansão do significado da docência, que não pode ser simplificada à transferência mecânica de teorias científicas. Daí a necessidade de se ampliar o entendimento epistemológico da pedagogia, que tem, entre suas diferentes áreas de investigação, a docência. O estudo conclui com a consideração de que o conceito ampliado de pedagogia, embora concebido a partir da educação escolar, apresenta-se com possibilidade de facilitar não apenas a interpretação e intervenção dos processos educativos que ocorrem na escola, mas também daqueles que ocorrem em espaços não escolares.

Palavras-chave: pedagogia, campo de conhecimento, docência.

A Wide Concept of Pedagogy

Abstract

The study aims at contributing with the epistemological comprehension of the pedagogy from the perception of changes of the paradigm concerning to the meaning of teaching. It starts from the principle that pedagogy, while a theory of education, has an incontestable importance in the orientation of the educative practice. It considers that its theoretical constitution presents itself marked by high levels of complexity and precariousness. So, what is proposed is to identify the pedagogy as a field of knowledge about and in the education: “field of knowledge”, because it is not only about scientific theories, as it involves other forms and types of knowledge. “About education” because it theorizes and methodizes the educative practices historically produced in the articulation of the different knowledge already said. And, in “Education” when materialized into the educative practices which are the base to the articulation of all the knowledge produced in the actions of the educators, into the essence of the practical activity. As field of the practical knowledge conjugates and is constituted by these different forms and types of knowledge under the mediation of the ethics and politics. The wideness of the concept of pedagogy is justified from the expansion of the meaning of teaching that cannot be simplified to mechanic transference of the scientific theories. Because of this, the necessity of widening the epistemological comprehension of pedagogy, which has, among its different areas of investigation, the teaching. Thence it follows that with the consideration that the extended concept of pedagogy, although conceived from the school education, presents itself with the possibility of facilitating not only the interpretation and the intervention of the educative process which occur in the school, but from the ones which occur in a non-school space.

Key words: Pedagogy; field of knowledge; teaching.

Introdução

O artigo tem por objetivo desenvolver um conceito ampliado de pedagogia a partir da constatação da mudança paradigmática em torno do significado da docência. Parte-se do princípio de que, enquanto teoria da educação, a pedagogia tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. Considera-se também que sua constituição teórica apresenta-se marcada por elevados níveis de complexidade e precariedade, quando compreendida como ciência da prática e para a prática. Assim o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento sobre e na educação: campo de conhecimento porque não se trata apenas de teorias científicas, na medida em que envolve outras formas e outros tipos de conhecimento. A pedagogia, além de constituir-se por uma abordagem transdisciplinar do real educativo, ao articular as teorias das diferentes ciências que lhe dão sustentação direta (psicologia, sociologia, história) ou indireta (biologia, antropologia, neurologia...), constitui-se, ao mesmo tempo, por uma abordagem pluri cognoscível ao ser expressão das diferentes formas e dos diferentes tipos de conhecimento: do senso comum, da estética, da ética e da política, da empiria, da etnociência. Sobre a educação por teorizar e sistematizar as práticas educativas produzidas historicamente na articulação dos diferentes saberes já descritos. E, “Na educação”, ao materializar-se nas práticas educativas que são fundantes para a articulação de todos os conhecimentos produzidos nas ações dos educadores, no âmago da atividade prática. Assim, a pedagogia como campo de conhecimento prático, conjuga e são constituídas por essas diferentes formas e tipos de conhecimentos sob a mediação da ética e da política. É a partir dos princípios éticos e políticos que ocorre a seleção e a articulação dos saberes científicos, dos saberes da experiência, dos saberes do senso comum pedagógico, sob o primado da reflexão filosófica.

Desenvolvimento

Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a Educação, o processo de ensino e aprendizagem. O sujeito é o ser humano enquanto educando. Atualmente a pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com