O QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO ESTRESSE
Por: vivye • 3/5/2015 • Relatório de pesquisa • 757 Palavras (4 Páginas) • 223 Visualizações
O ESTRESSE E SUAS FASES
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO ESTRESSE 5
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O estresse é uma resposta normal e necessária do organismo a determinadas situações. É uma reação que independe da nossa vontade e tem características emocionais e física. Necessário faz-se compreender o que é o estresse, suas fases bem como os tipos de tratamentos.
2 DESENVOLVIMENTO
Estresse é o estado de desequilíbrio orgânico em resposta a influências ambientais. É uma resposta de adaptação de nosso organismo diante de qualquer situação, passando a ser um mecanismo inato de autopreservação.
Qualquer situação que desperte emoção, sendo essa boa ou má e que exija mudança, passa a ser chamada de elemento estressor ou fonte de estresse.
O estresse é o sal da vida e sem ele seríamos desiludidos e desmotivados.
Existe o estresse causado por estímulos negativos (distresse) e o causado por estímulos positivos (eustresse). Ambos são prejudiciais quando ocorrem em demasia, pois nos levam a exaustão.
A evolução do estresse se dá em três estágios: alerta, resistência e exaustão.
Na fase de alerta o organismo entra em estado de alerta para se proteger do perigo percebido e dá prioridade aos órgãos de defesa, ataque ou fuga. Algumas reações: pupilas dilatam, batimentos cardíacos ficam acelerados provocando alta pressão arterial, respiração ofegante, pés e mãos frios, boca seca.
Na segunda fase, sendo a fase de resistência, persiste o desgaste necessário a manutenção do estado de alerta. O organismo tenta ajustar-se a situação em que se encontra ou tem-se a opção de elimina-lo. Reações: impotência, aumento do número de abortos espontâneos, problemas com a memória, redução dos níveis hormonais.
Na terceira fase, exaustão, há uma queda na imunidade e o surgimento de várias doenças como: taquicardíaca, alergias, psoríase, caspa e seborreia, diabete, herpes, infecções graves, alteração de peso, depressão, ansiedade, fobias, alterações do sono, envelhecimento, dificuldade de concentração.
Existem várias maneiras de tratar, aliviar ou administrar o estresse. Podemos citar: técnicas de relaxamento (massagens, meditação), prática de atividades físicas regulares, alimentação saudável, oficinas de estresse para o ambiente de trabalho, terapias cognitivas ou comportamentais (acompanhamento psicológico visando orientar o indivíduo sobre a melhor maneira de administrar o estresse e os fatores estressantes, administrar conflitos e resolver problemas). Em alguns casos, faz-se necessário, por algum tempo o uso de medicamento receitado por um médico.
3 QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO ESTRESSE
Para identificar o nível de estresse o ideal é procurar um profissional médico. No entanto, alguns instrumentos de uso informativo podem auxiliar neste diagnóstico. Temos como exemplo um questionário adaptado do Maslach Burnout Inventory – MBI, qual seja:
1. Nunca.
2. Raramente: algumas vezes por ano.
3. Às vezes: algumas vezes por mês.
4. Frequentemente: algumas vezes por semana.
5. Muito frequentemente: todos os dias.
Foi aplicado o questionário para identificar o nível de estresse em profissionais de salões de beleza, Clínica de estética e Spas, cujos resultados foram:
Nome
...