Estresse Policial Militar: Consequncias Comportamentais
Trabalho Escolar: Estresse Policial Militar: Consequncias Comportamentais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 19/4/2013 • 876 Palavras (4 Páginas) • 1.232 Visualizações
1. JUSTIFICATIVA
A relação de proximidade com o objeto de pesquisa foi o princípio norteador principal para a escolha do tema, considerando as possibilidades in loco de acesso aos profissionais militares serem favoráveis ao estudo que se propõe.
Considerando, também, que a orientação deste projeto aponta para a observação quanto ao tempo provável necessário à elaboração deste trabalho, assim como, para o investimento de recursos financeiros, que irão auxiliar primordialmente na aquisição de material didático, deslocamento para o lugar do campo de estudo, reprodução gráfica do resultado parcial e total da pesquisa, e outras despesas geradas no transcorrer deste processo investigativo, primou-se pela escolha de um tema que comportasse os profissionais do lugar de trabalho do pesquisador, o que seria colaborativo na medida em que o tempo de elaboração para o presente estudo se somaria ao conhecimento empírico do investigador sobre o lugar do campo de estudo, o objeto de pesquisa, dando condições para o planejamento dos recursos financeiros e do tempo possíveis a serem empregados.
Dados estatísticos.............................
O estudo da crise motivacional do policial militar no desempenho de suas atividades, na cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, contribuirá, demonstrativamente, para uma reflexão e discussão de profissionais da área de segurança pública, dentre estes, administradores e profissionais que gerenciam pessoas e profissionais que operacionalizam serviços no sistema prisional, assim como, pesquisadores do comportamento organizacional, isto, a partir de iniciativas de políticas de valorização do profissional policial militar, levando à discussão as dimensões propostas neste e outros trabalhos colaborativos.
2. PROBLEMA
Qual a relação entre fatores ambientais da condição profissional e o desencadeamento de estresse no comportamento do policial militar da unidade prisional Des. Raimundo V. Pessoa?
3. HIPÓTESE
Existe uma relação multifatorial, aonde estressores do ambiente moldam comportamentos inadaptativos que comprometem as atividades privativas do policial militar.
4. Objetivos
4.1 Objetivo Geral.
Avaliar a associação de fatores do ambiente ocupacional com a influência do estresse no comportamento profissional do policial militar da Cadeia Pública Des. Raimundo Vidal Pessoa.
4.2 Objetivos Específicos.
• Identificar variáveis ambientais como estressores para o policial militar;
• Levantar quais comportamentos demonstram a presença do estresse;
• Investigar por que estressores modificam o comportamento profissional militar;
• Investigar a relação entre os estressores e o comportamento policial militar.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Estresse policial militar: influências comportamentais
O termo estresse se tornou lugar-comum para a maioria de brasileiros profissionalmente ativos, quase sempre justificando alguma insatisfação com aspectos relacionados ao mundo do trabalho.
O endocrinologista Hans Selye (1959) foi o primeiro a definir o conceito de estresse, porém, numa dimensão biológica. Para Selye ( 1936, apud Lipp e Mdlagris, 2001, p.279) estresse é:
[...] Uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais, que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação importante.
A atividade policial militar expõe o profissional da instituição de segurança pública, há um rítmo constante de mudanças que, podem variar entre alterações nos dias e horários de trabalho, locais, tipo de público a ser atendido, situações inesperadas, desde uma solicitação de informação sobre os serviços do lugar aonde o policial se acha exercendo suas atividades, a um gerenciamento de crise que exija intervenção imediata com o fim de controlar um evento e resguardar a vida de cidadãos daquele lugar. Todas estas situações sugerem que o profissional militar detenha habilidades adaptativas para lidar com a crescente exigência de suas atribuições.
Costa, Júnior e Oliveira (2007), em um estudo sobre “ Estresse: diagnóstico dos policiais militares em uma cidade brasileira”, aponta que:
A profissão policial militar é uma atividade de alto risco, uma vez que esses profissionais lidam, no seu cotidiano, com a violência, a brutalidade e a morte. A literatura aponta que os policiais estão entre os profissionais que mais sofrem de estresse, pois, estão constantemente expostos ao perigo e agressão, devendo frequentemente intervir em situações de problemas humanos de muito conflito e tensão.
A policia militar, atuando internamente ou executando atividades externas, de responsabilidade administrativa do sistema prisional, também , se expõe a um número considerável de estressores, em particular, para o estudo aqui proposto, será delimitada a pesquisa ao ambiente ocupacional de policiais militares da cadeia pública e sua vinculação ao aparecimento do estresse como fator interveniente do comportamento destes profissionais.
a atuação de policiais militares da Cadeia Pública e sua implicação como componente
Dessa forma os autores concordam que a natureza das atividades executadas por policiais militares
ligadas a prevenção de crises ou manutenção da ordem pública
A unidade prisional denominada Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, é um ambiente ocupacional que abriga cerca de xx policiais militares, desempenhando atividades interna e externamente,
O impacto do mundo do trabalho na vida do policial militar, tem sido tema de muitos estudos que buscam compreender esta relação com dados comprobatórios de pesquisa, que evidenciam a presença de uma extenuante e elevada carga física e mental de estressores ambientais.
...