O Que Estuda a Antropologia
Por: Vivone • 20/6/2016 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
A Antropologia estuda as sociedades e as suas transformações e variações ao longo do tempo e do espaço. As sociedades humanas se manifesta na produção cultural do indivíduo e como a antropologia estuda essas sociedades e as suas manifestações, ela auxilia os historiadores, com os seus trabalhos, em suas pesquisas e análises sociais.
No Brasil, país possuidor de uma história alicerçada no sofrimento com bases sólidas em regimes desumanos com uma grande influência europeia preconceituosa que possui uma “raça superior” e tendo os seus princípios pautados na diferença de classe, a antropologia, nesse contexto, ajuda aos historiadores e analistas sociais, com bases em fatos históricos, que são as influências da cultura de cada povo, a estudar e compreender as mutações sociais que ocorrem na sociedade.
A sociedade brasileira sempre lidou com as diferenças e estas sempre estiveram uma relação muito próxima, quando não determinante, do conceito de Raça.
Este conceito moldou a sociedade e a fez passar por vários momentos, neste quadro surge a antropologia social, que define o conceito de raça, racismo e negritude com base em discussões teóricas em parceria com os estudos encontrados sobre a realidade do dia a dia das sociedades, nos fornecendo um quadro completo das definições existentes sobre o conceito de raça enfatizando sua imagem negativa na sociedade e nos indivíduos.
Diante da quantidade enorme de estudos sobre as diversas formas que o conceito de raça assume, sob o olhar antropológico, ao longo do tempo os teóricos enquadraram este estudo em um campo específico o “Racialismo” ou biologia vulgar para entender e defender o conceito de raça sociologicamente, tornando-a indissociáveis os conceitos de raça, racismo e negritude.
A história do Brasil é pautada em diversas organizações sociais, hierarquias e perpetuações de poder, com os estudos antropológicos sobre raça e sociedade podemos entender como se deram essas relações e seus efeitos, que perduram até hoje , e quais são as possibilidades que temos para enfrentar este problema que afeta e marca cada cidadão que vive imerso nas desigualdades sociais do Brasil.
A combinação da História com a Antropologia, nos proporciona o conhecimento das causas e dos efeitos que o sistema implantado aqui no Brasil proporcionou para a sociedade. Uma desigualdade social absurda, uma não mobilidade social e uma convivência desigual e desumana entre vários indivíduos possuidores da mesma genética e mesma nacionalidade que só consegue ser explicada através desse hibridismo científico proporcionado pela a História e a Antropologia.
...