O Que Faz Uma Criança Em Uma Escola De Educação Infantil?
Artigo: O Que Faz Uma Criança Em Uma Escola De Educação Infantil?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vvilhoni • 16/9/2014 • 2.749 Palavras (11 Páginas) • 371 Visualizações
O que faz uma criança em uma Escola de Educação Infantil?
Brinca. Certamente brinca. Começa a fazer amigos, passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares.
Não é apenas isso o que acontece.
Até os 6 anos, a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais rica quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.
Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.
Sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo, a Escola de Educação Infantil precisa oferecer um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagem planejadas para desenvolver as linguagens e as emoções e estabelecer os pilares para o pensamento autônomo.
Toda escola de Educação Infantil precisa ter certeza do que quer desenvolver na criança.
Assim, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, a E.E.I. deverá propor atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequado a cada faixa etária.
Leitura e Escrita,, Artes Plásticas, Música, Filosofia, Conhecimento da Natureza e da Sociedade, Educação do Movimento – em todas as atividades o aluno não é absolutamente aquele estudante passivo da educação tradicional, mas um aluno participante, ativo no processo de construção do conhecimento.
.
NOSSO CURRÍCULO ???:
Linguagem oral e escrita
O aluno vai aprender a ler e a escrever? Irá bem além disso, porque não aprenderá mecanicamente. Aprenderá a ler com compreensão os diversos tipos de texto, inclusive os bons textos literários. A leitura será uma fonte de lazer e de desenvolvimento da imaginação. Nossos alunos precisam saber, desde cedo, que podem usar a linguagem de forma criativa, para expressar idéias e emoções e interagir com os demais. Assim, iniciam um processo para se tornar um leitor e um escritor competente.
Linguagem das Artes Plásticas e Música
Ver crianças pintando ou cantando são cenas comuns da Educação Infantil. Mas é muito importante que os que esse trabalho precisa ser desenvolvido em diferentes graus de qualidade.
A experiência com as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão.
Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e até se possivel, visitando exposições.
Da mesma forma, em aulas de Música, aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos; aprendem também a explorar sons e instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade.
A educação do movimento
Existe ainda uma tendência a pensar corpo e mente como realidades completamente distintas. Mas, o movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e nas crianças ele está intrinsicamente ligado ao desenvolvimento da inteligência.
A exploração do ambiente e do espaço por meio do movimento deverá ser estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica. São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas entre outras.
As propostas precisarão ser ricas e desafiadoras e possibilitarem o aprimoramento do movimento e a ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.
Conhecimento da Natureza e da Sociedade
Estas atividades abrem um espaço desafiador para que as crianças observem o mundo, façam perguntas, atuem sobre os fenômenos, estabeleçam relações entre o que observam e o que sabem das coisas observadas, garantindo a compreensão de conceitos e a aprendizagem significativa.
Em todas as situações, o grande enfoque da Educação Infantil está no desenvolvimento de atitudes de valorização e preservação do ambiente.
Matemática
A idéia de que Matemática é um difícil segredo, reduzido a contas e fórmulas, provoca o distanciamento de muitos alunos dessa ciência fundamental. As atividades encorajam a exploração de uma variedade de idéias matemáticas relativa a números, medidas e geometria, conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como jogos que envolvem a contagem e operações aritméticas, e que possibilitam desenvolver o raciocínio lógico.
Filosofia
Duas afirmações opostas podem ser verdadeiras? As coisas são o que pensamos que são? Podemos pensar no que não existe? Perguntas como essas acompanham os homens por toda a vida, desde a primeira idade. Pois a Educação Infantil é um momento especialmente favorável para estimular o pensamento filosófico.
Nestas aulas, o objetivo é formar uma comunidade investigativa, na qual os participantes expõem suas idéias, escutam-se, questionam-se e comparam pontos de vista.
2º MOMENTO
VALE A PENA PENSAR !
1-
A verdade é que, enquanto nós, profissionais que trabalhamos com crianças na faixa de três a seis anos não acreditarmos profundamente na importância do nosso trabalho para o hoje dessas crianças, esta desvalorização generalizada e esta mistura de papéis continuarão a existir."
2-
"O professor tem como papel
...