O Que é Avaliação De Desempenho
Dissertações: O Que é Avaliação De Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mand • 12/11/2013 • 360 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
O QUE É AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?
A forma como é vista a avaliação de desempenho na administração pública hoje, se comparada à iniciativa privada, ainda pode ser considerada como arcaica. A tendência é a de redefinição dessa visão. Percebe-se hoje que na administração pública esse contexto está mudando, pois antes a avaliação de desempenho era considerada apenas uma mera formalidade.
A tendência é de renovação e reestruturação da gestão de pessoas no serviço público. A sociedade vem exigindo cada vez mais que os serviços públicos sejam de qualidade e para que isso efetivamente aconteça é necessário investimento na qualificação dos servidores. A avaliação de desempenho vem como um agente transformador, mudando a postura dos servidores que eram passivos para parceiros da organização.
Lucena (1992) infere que o conceito de Avaliação de Desempenho tem como premissa básica a confrontação de algo que aconteceu, entendido aqui como o resultado da tarefa, com o que foi estabelecido antes, ou seja, a meta estipulada. Isto não significa simplesmente confrontar o resultado alcançado com o objetivo estabelecido e chegar a uma conclusão positiva ou negativa. A organização, através da ação gerencial, deve assegurar que o desempenho produza o resultado esperado, atuando proativamente no sentido de identificar os desvios e agir sobre as causas que os provocaram.
Ainda conforme Lucena (1992), a avaliação de desempenho representa um instrumento bastante importante como ferramenta gerencial, mas que deve ser utilizada corretamente sob risco de tornar-se um mero instrumento de controle burocrático, não atendendo ao aperfeiçoamento profissional e crescimento da empresa.
Segundo Gil (2001), a avaliação de desempenho constitui pois, um meio para desenvolver os recursos humanos da organização. Graças a ela, torna-se possível:
-definir o grau de contribuição de cada empregado para a organização; identificar os empregados que possuem qualificação superior à requerida pelo cargo; identificar em que medida os programas de treinamento têm contribuído para a melhoria do desempenho dos empregados; promover o auto conhecimento e o autodesenvolvimento dos empregados; obter subsídios para redefinir o perfil requerido dos ocupantes dos cargos; obter subsídios para remuneração e promoção; obter subsídios para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios. (GIL,2001, p. 149).
...