TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ecologia

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

Ecologia – o que é e como se organiza.

Os principais tipos de interações existentes entre as espécies

Ecologia surgiu de duas palavras gregas: Oikós que significa casa, e logos que quer dizer estudo. Assim ecologia significa, literalmente a Ciência do Habitat. Por Kaeckel (1866) compreende-se ecologia como a ciência que estuda as relações (interações) dos seres vivos e deles com o ambiente. Logicamente quando se estuda ecologia não vemos muito as relações (interações) propriamente dita no conceito de ecologia do Kaeckel mas sim os reflexos das relações, seja isto no aumento da quantidade dos organismos ou no aumento de sua distribuição. Por isso outro conceito utilizado para essa ciência é do Begon, Toewnsend e Harper (2007) que diz de forma pratica que ecologia é a ciência que estuda a abundância e a distribuição dos seres vivos e os fatores, as relações que interferem e determinam essa distribuição e abundância.

Em geral, no estudo dos níveis de organização dos seres vivos, pode se analisa-los a partir de diferentes pontos de vista, como os níveis macroscópios, níveis microscópio e a partir do ponto de vista em cima do organismo (ecologia). Neste caso, na ecologia os níveis de organização são analisados a partir dos seres vivos, onde temos população. Esse nome é dado ao grupo de indivíduos da mesma espécie que habitam juntos em uma mesma área, em um determinado período. Reafirmando o conceito de população o Dicionário de Sociologia (1977) define população se baseando nas ideias de conjunto, corte de lugar e de tempo.

Acima do nível de população, encontra-se a comunidade, também chamada de biocenose ou biótopo, representa conjunto composto por várias populações que interagem entre si, numa determinada região. Por exemplo na África é possível observar várias populações de leões, zebras, elefantes, etc., formando comunidade.

Temos ainda o ecossistema, nome dado ao conjunto de fatores bióticos (comunidades vivas e suas estruturas) e abióticos (elementos físicos e químicos) que compõem uma determinada área. Por fim, temos a biosfera, constituída por três elementos importantes para vida na Terra: a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera, corresponde ao conjunto de todos os ecossistemas encontrados no planeta.

Dentro desse contexto da organização, a ecologia estuda as várias formas de relações entre os seres vivos. Nas comunidades vivas (bióticas) existem diversos tipos de interações estabelecidas entre as espécies. Sendo algumas harmônicas ou positivas ou desarmônicas ou negativas para cada um dos envolvidos. As relações são classificadas como harmônicas, quando há vantagens para um dos envolvidos ou para ambos as espécies, e como desarmônicas, quando há prejuízo pelo menos para um dos envolvidos na interação. Dessa associação com outros de mesma espécie ou de espécie diferente para conseguir transporte, proteção, alimento e reproduzir, surge as relações intraespecíficas ou homotípicas e interespecíficas ou heterotípicas. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intraespecíficas. Quando as relações ocorrem entre organismos de espécies diferentes, são denominadas interespecíficas.

Há duas tipos de relações harmônicas intraespecíficas existente, colônia e sociedade. Anatomicamente ligados, colônias são interações harmônicas entre indivíduos de uma mesma espécie, que em geral têm interdependência fisiológica que podem ou não exercer funções diferentes. A separação de um indivíduo dessa relação determina a sua morte. Exemplo: Caravela-portuguesa e corais. As sociedades diferentemente das colônias, nessa relação os organismos não são associados anatomicamente, são interações entre organismos da mesma espécie, que cooperam entre si e estabelecem divisão de trabalho. Exemplo: alcateia, manada de búfalos, homem, formigas, abelhas, etc.

Nas relações desarmônicas intraespecíficas temos canibalismo e competição. Na relação canibalismo, um indivíduo de uma espécie mata e alimenta-se de outro da mesma espécie. Competição, uma relação que existe em todas as espécies, é quando os indivíduos competem pelos mesmos recursos, isso ocorre quando há quantidades limitadas.

Partindo para as relações interespecífica há quatros tipos harmônicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com