O Que é Empregabilidade
Pesquisas Acadêmicas: O Que é Empregabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tobe.k • 22/3/2014 • 619 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
O que é empregabilidade
Entende-se por empregabilidade a busca constante de desenvolvimento de habilidades e competências, é esse desenvolvimento que adéqua o profissional ao mercado, quanto mais adaptado maior a empregabilidade.
Empregabilidade é um conceito amplo, cada vez mais caracterizado como algo essencial para o profissional moderno, que significa não só ter um emprego e sim a capacidade de ter trabalho e renda sempre, de ter além do capital intelectual, um capital emocional e ético que te garanta a contratação e a permanência no mercado de trabalho.
Entende-se por empregabilidade a busca constante de desenvolvimento de habilidades e competências, é esse desenvolvimento que adéqua o profissional ao mercado, quanto mais adaptado maior a empregabilidade.
Quanto mais aumenta a competitividade no mercado de trabalho, mais se leva em conta as condições físicas e psicológicas dos candidatos, já que é necessário um profissional que consiga enfrentar sem problemas as crescentes pressões do dia-a-dia, sem deixar que isso afete o seu desempenho, permitindo um crescimento profissional aliado a qualidade de vida.
A empregabilidade exige do profissional busca constante por aprimoramento de seus conhecimentos, portanto estar preparado e atualizado é uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho.
Competências, Habilidades e os seis pilares da empregabilidade
A competência e a habilidade estão intimamente ligadas à empregabilidade.Competência representa a habilidade relacionada à execução, ou seja, a pratica.
Para que um profissional seja inserido no mercado, é fundamental que ele saiba quais são suas verdadeiras competências e habilidades. Um profissional com habilidades diversas tem uma flexibilidade maior, podendo se adaptar a diversas situações e atividades e essa capacidade é muito valorizada no mercado de trabalho.
A empregabilidade é fundamentada em seis pilares que são:
➢ adequação vocacional,
➢ competência profissional,
➢ idoneidade,
➢ saúde física e mental,
➢ ter uma reserva financeira e fontes alternativas
➢ rol de relacionamentos e amizades conhecido também como networking.
A união dos seis pilares dá segurança ao profissional e confere a empregabilidade a ele.
Cada um dos pilares tem um grau de interdependência e todos devem ser trabalhados, pois ter competências e habilidades perde o valor se você não possuir relacionamento, possui de uma reserva financeira ou não tem saúde.
Cada um dos pilares devem ser seguidos com rigor , pois só através dele se consegue a empregabilidade, mais mantê-la tem haver com refletir como esses conceitos nos afetam e a nossa posição em relação a eles e sabermos utilizar melhor nossa empregabilidade, pois quem sabe utilizar da sua consegue gerar condições e alternativas para sempre estar presente
...