O Que é WMS?
Exames: O Que é WMS?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Escorsin1234 • 13/11/2014 • 377 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Introdução
O que é um WMS?
Do inglês Warehouse Management System, é um sistema de gerenciamento de armazém. É importante saber o que pode ser feito por um WMS. Há muita variedade de produtos que levam o nome de WMS, mas há 3 níveis de tecnologia deste sistema. A sua utilização está restrita as decisões totalmente operacionais, tais como: definição de rota de coleta, definição de endereçamento dos produtos, e entre outros.
Um WMS completo executa funções com mais capacidades de gerenciamento de tarefas e apoio a tomada de decisões.
O WMS trás consigo alguns benefícios, como: Melhoria na ocupação de espaço, redução nas chances de erro, auxilia na melhoria e no controle de carga de trabalho, melhora o gerenciamento operacional, otimiza o percurso de separação de pedidos, entre outros.
Este sistema tem como a principal função de controlar estoques e permite que o armazém seja automatizado, e por esse motivo é muito utilizado em supermercados, por exemplo. O WMS faz parte do sistema SAP que pode ser usado para controlar toda uma empresa, pois minimiza gargalos e gerencia recursos humanos, equipamentos mecânicos e endereços. Todos os produtos, funcionais, equipamentos e endereços do centro de distribuição são identificados através da utilização do código de barras e da transmissão de dados.
Este sistema consiste em quatro principais processos, são eles: Recebimento, armazenamento, linha de produção e expedição.
No recebimento, executa a função de capturar notas fiscais dos fornecedores através de interface com sistemas corporativos e também, emite etiquetas de código de barras para pallets, volumes ou peças.
No armazenamento, realiza a função de definição de endereços desde os produtos a serem armazenados, utilizando parâmetros tais como: Zona, rotatividade ou família de produtos.
Na linha de produção, desempenha a função de realizar interface com sistemas corporativos de controle de produção, rastreando os produtos utilizados no processo.
Na expedição, faz o gerenciamento de cancelamento de pedidos e o retorno de mercadorias para o estoque.
Conclusão
Após saber disso tudo, pode-se concluir que o WMS é tido como um dos melhores e mais completos sistemas de gerenciamento de armazéns, pois gerenciando operações, é possível controlar estoques, entrada e saída de mercadorias, captura notas fiscais dos clientes, controla estoque de mercadorias além de auxiliar nos inventários de estocagem, entre outras funções. O WMS pode ser considerado como tecnologia de ponta dentro de uma organização.
...