O Relatório Psicopedagógico
Por: ARAMLLYS • 22/6/2017 • Relatório de pesquisa • 777 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO
I – IDENTIFICAÇÃO
Nome da Aluna: K.
Data de Nascimento:
Idade:
Nome do Pai:
Nome da Mãe:
Instituição de Ensino:
INTERESSADO:
PROFISSIONAL RESPONSÁVEL:
II – APRESENTAÇÃO
A aluna foi encaminhada a essa instituição. A queixa encaminhada segundo relatório pedagógico realizado pela professora da aluna em questão,a mesma apresenta dificuldades atencionais e de interpretação. Esta avaliação terá, portanto o objetivo de averiguar se a aluna em questão possui tais dificuldades.
O agendamento da avaliação foi realizado diretamente com a responsável para o dia
Nesse dia esteve presente durante o atendimento a Professora de Educação Especial/Psicopedagoga.
Na ocasião a avó apresentou-se junto com a aluna no dia e horário marcado onde ocorreu a coleta dos dados necessários para a realização da entrevista.
III -MÉTODOS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS
Para avaliação psicopedagogica foram utilizados os seguintes instrumentos:
- Conversa Dirigida
- Teste da Figura Humana
- Teste da Família Cinética
- T.D.E. - Teste de Desempenho Escolar
Instrumento psicométrico utilizado para oferecer uma busca de forma objetiva na avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, visando a escrita, aritmética e leitura.
IV – DESCRIÇÃO
Num primeiro momento foi utilizada conversa dirigida onde a aluna mostrou-se receptiva, comunicativa, tensa em relação ao que seria proposto e não apresentava inquietação motora. Tinha conhecimento do motivo pelo qual estava sendo avaliada, demonstrando, portanto capacidade de organização mental. Mostrou-se interessada em querer aprender e significativamente envolvida com a equipe de sua escola.
No inicio do atendimento utilizou um tom de voz baixo que foi se modificando, chegando ao final com certa excitação, falando mais do que o normal para a situação apresentada. Com isso a aluna deixou claro a necessidade de ser ouvida, não se limitando simplesmente em responder o que havia sido perguntado, fazendo com que ultrapassasse o tempo previsto para aquela abordagem.
No Teste da Figura Humana demonstrou ser detalhista e foi fiel a sua caracterização dando ênfase a certos aspectos relacionados à escola. No desenho apresentado representou a questão que mais a preocupa. Nesse ponto relatou que sente dificuldade em se concentrar por conta do barulho da sala e que gostaria de ter mais atenção/concentração durante as aulas.
Em relação ao Teste da Família Cinética realizado logo em seguida ao da Figura Humana pode-se observar uma queda na qualidade. A estrutura física mostrou-se precária, pois ocorreram omissões de: pescoço, nariz e mãos. Tronco, braços e as pernas aparecem desproporcionais.
De acordo com o Teste de Desempenho Escolar – T.D.E. a aluna apresenta um desempenho inferior no subteste de escrita, e um desempenho médio em aritmética, salientando-se que em leitura situa-se numa faixa inferior aquele esperado para o seu nível de escolarização. Realiza trocas fonéticas esporadicamente, indicando que o treino auxiliaria na dificuldade apresentada.
Assim, os resultados de K parecem evidenciar que quanto ao seu desempenho escolar na área de linguagem apresenta algumas dificuldades na decodificação. Esses resultados indicam que seria adequado a realização de uma avaliação mais especifica na área da leitura e escrita, buscando elucidar em que aspectos residem as dificuldades de K. , utilizando-se então outros instrumentos de avaliação que envolvam leitura e escrita.
...