O Relatório de Microscopia
Por: Arthur Emmanuel • 15/3/2020 • Relatório de pesquisa • 592 Palavras (3 Páginas) • 1.059 Visualizações
Introdução: É de conhecimento comum que o microscópio é amplamente utilizado em áreas que necessitam de detalhes minuciosos, tais como a biomedicina, áreas da saúde e além, e esse equipamento tem como finalidade a produção de imagens aumentadas de objetos distintos e indistintos ao olho nu para observação e diagnóstico; Descobriremos como o microscópio óptico é operado, saberemos como diferenciar seus componentes, compreenderemos as finalidades e limites de suas partes, para então aprendermos a manipula-lo de forma correta e completa.
Objetivos: Aprender de forma progressiva durante a aula a identificar, entender as funcionalidades, conhecer os limiares da capacidade de cada uma das partes do microscópio. Utilizar dos conhecimentos adquiridos sobre o microscópio e manuseá-lo de forma que seja possível a visualização das preparações.
Materiais e métodos:
Material utilizado:
- 1 Microscópio óptico.
- 3 Laminas.
- 3 Lamínulas.
- 3 Amostras biológicas (esfregaço sanguíneo, fungo da laranja e saliva).
- Óleo de imersão.
- Corantes
- 2 Gazes e álcool.
Métodos:
Antes de iniciarmos a analise das amostras adquiridas, o microscópio se encontrava com a fonte de luz desligada, na lente objetiva de menor aumento, a mesa estava completamente abaixada, diafragma fechado, e o condensador totalmente embaixo.
Após uma breve explicação da professora Paula Jaramillo sobre as partes do microscópio e como manuseá-lo, ligou se a luz do microscópio e foi recebida uma lamina com amostra de esfregaço sanguínea já corada, onde se colocou a mesma na platina e certificou-se de que ela estivesse segura por meio do travamento com a pinça.
Aproximou-se a mesa o máximo possível da lente de 4x através do ajuste macrométrico, ajuste feito sem olhar pela ocular para evitar possíveis danos a lamina com a amostra e a própria lente.
Depois de uma observação nítida da amostra pela ocular, realizou-se um enfoque leve com o auxilio do parafuso micrométrico.
Para uma análise mais profunda da amostra mudou-se para a lente seguinte que é a lente de 10x, foram feitos alguns ajustes no diafragma e no condensador para que ocorresse maior incidência de luz na lente em uso.
Por meio do giro do revólver alterou a lente de 10x para a de 40x, fez-se os ajustes do diafragma e condensador para o melhor aproveitamento da luz para a lente de 40x.
Para a utilização da lente de 100x, com o intuito de uma observação mais detalhada, abaixou-se a platina totalmente, subiu-se o condensador completamente para a visualização do círculo de luz que indicava o local onde foi colocada uma gota do óleo de imersão sobre a amostra, então a mesa foi levantada vagarosamente até que a gota do óleo cobrisse a lente, com ajuda do parafuso micrométrico foi feito um enfoque diligente.
Quando finalizada a visualização da amostra, a platina foi descendida ao máximo e o revólver posicionado na lente de menor aumento,
...