TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Enterobactérias

Por:   •  24/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Microbiologia de Alimentos

Aline Noffke Oliveira                                      RA: 20005825

Engenharia de Alimentos - UEPG

Relatório - Enterobactérias

Introdução:

As enterobactérias são membros da família de bacios gram-negativos que são responsáveis por uma grande parte de infecções, são encontrados no trato gastrointestinal de seres humanos ou animais. Alguns membros das Enterobactérias podem ser usados para avaliar a segurança de um alimento e indicar se foram processados de maneira correta, sem ocorrência de contaminação, já que a presença de qualquer membro da família Enterobacteriacea é indesejável. A presença de enterobactérias em valores fora do padrão estabelecido pode indicar a falta de boas praticas de higiene, sanitização inadequada, matéria prima contaminada, transporte inadequado, contaminação ambiental e contaminação por patógenos.

Objetivo:

Realizar a contagem de enterobactérias presentes nas amostras de suco de caixinha

Materiais e métodos:

  • Frasco com 225 mL de água peptonada a 0,1%;
  • 25 mL de Suco de caixinha Kapo;
  • 1 Tubo com água peptonada a 0,1%;
  • Pipeta;
  • Placas;
  • Agar vermelho violeta bile com glicose (VRBC);

Primeiro deve-se adicionar 25 mL de suco Kapo no frasco junto aos 225 mL de água peptonada e misturar, depois transferir 1 mL do frasco para o tubo e misturar. Depois é necessário recolher uma amostra de cada um e transferir 1 mL para a placa e adicionar o VRBC para realizar uma inoculação em profundidade. Deve se esperar de 18h a 24h e em uma temperatura a 35ºC.

Resultados e discussão:

Após a verificação e contagem nas amostras o resultado foi inferior a 10 UFC/g e com isso o suco se encontra dentro dos padrões seguros para consumo, isso significa que não houve um valor considerável de enterobactérias na amostra.

Conclusão:

A partir do resultado obtido sendo inferior a 10 UFC/g é possível concluir que o suco foi manipulado de maneira correta, com boas praticas de fabricação e higiene, armazenamento correto e de boa matéria prima e que não ocorreu contaminação por enterobactérias após a realização da pasteurização.

Referencias Bibliográficas:

CASTRO, M.T. Por que fazer a contagem de enterobactérias no leite pasteurizado? Food Safety Brazil. 13 de Fevereiro de 2020. Disponível em:<https://foodsafetybrazil.org/por-que-fazer-contagem-de-enterobacterias-no-leite-pasteurizado/>.

SOUZA, P.C. Segurança alimentar e doenças veiculadas por Alimentos: utilização do grupo coliforme como um dos indicadores de qualidade de alimentos. Revista APS. Janeiro/ Junho de 2006. Disponível em:< https://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/Seguranca.pdf>.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com