O SUCESSO DA EMPRESA O BOTICÁRIO A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS
Trabalho Universitário: O SUCESSO DA EMPRESA O BOTICÁRIO A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danecosta518 • 23/10/2013 • 2.547 Palavras (11 Páginas) • 1.606 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
DANIELE OLIVEIRA DA COSTA
O SUCESSO DA EMPRESA O BOTICÁRIO
A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS
Capanema
2013
O SUCESSO DA EMPRESA O BOTICÁRIO
A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Marketing, Pesquisa de mercado, Analise Contabil, Mercado de Capitais e Negociação.
Profs. - Fabiano Galvão e Henry Nonaka
Prof.ª - Gisleine Fregoneze
Prof.ª – Vania Machado
Prof.ª - Karen Manganotti
Prof. – Lissandro Falkowiski
Capanema
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO _______________________________________________4
2 DESENVOLVIMENTO ________________________________________5-8
3 CONCLUSÃO _______________________________________________09
4 REFERENCIAS ______________________________________________10
INTRODUÇÃO
A necessidade de conhecer as características, as atitudes e as mudanças de comportamento do consumidor, fez com que a empresa O Boticário utilizasse das ferramentas propiciadas pela comunicação integrada de marketing, a fim de se habilitar e enxergar oportunidades de entendimento e atendimento das necessidades dos clientes, esses que são hoje o foco do Marketing. Utilizar da inteligência de mercado, procurando compreender as necessidades atuais e futuras dos clientes, bem como os fatores que as afetam, procurando atender aquelas ainda não atendidas, os fatores que levaram a empresa à tão grande sucesso, franquias, a importância da análise contábil, em fim todas as ferramentas e meios que essa empresa utilizou no decorrer da sua trajetória para hoje ser a maior empresa no ramo de cosméticos do Brasil.
Com o desenvolvimento dos novos tipos de mídia, a gradativa sofisticação dos consumidores e da globalização, concretiza-se uma tendência no meio publicitário: a comunicação integrada de marketing (CIM). Atualmente a comunicação passa, fundamentalmente, pelas novas tecnologias, que proporcionam uma nova relação entre a organização e seus públicos de interesses. Esse acontecimento decorre da necessidade de que as empresa transmitam uma mensagem coerente da comunicação utilizada. E foi pensando nisso que a empresa O Boticário resolveu seguir essa ferramenta de marketing e seus cinco importantes modos de comunicação: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto.
- Propaganda: Provavelmente considerada a ferramenta mais Importante no processo de comunicação de marketing é a principal forma de venda em massa, definida como qualquer forma paga de apresentação impessoal de ideias, bens ou serviços elaborados por patrocinador identificado, incluindo o uso de mídias, como revistas, jornais, rádios, televisão, cartazes e mala direta. Por outro lado, é possível obter uma venda em massa através da publicidade, o que evita os custos de mídia.
- Promoção de vendas: dada a natureza de negócio de cada organização, possui um vínculo com o consumidor final. É ali que a organização se diferencia das demais concorrentes, despertando, assim, as necessidades do consumidor que se identifica com a promoção proposta. Para desenvolver um composto promocional otimizado, de acordo com Boone & Kurtz (1998), quando não se dispõe de uma medida quantitativa da eficácia de cada componente do composto num determinado segmento de mercado, a escolha da combinação apropriada dos elementos promocionais é uma das tarefas mais difíceis com que se defronta o administrador de marketing. São cinco os elementos que afetam o composto promocional: a natureza do mercado, a natureza do produto, o estágio em que o produto se encontra em seu ciclo de vida, o preço e os recursos disponíveis para a promoção.
- Relações Publicas: é uma ferramenta muito comum nas grandes organizações, que vem sendo cada vez mais implementada, devido a sua importância, pois é ali que se vive uma maior proximidade com o cliente. Também se faz presente nas questões intermediárias entre diretoria e presidência. Para se entender o conceito de relações públicas e suas aplicações, têm-se visões diferenciadas de vários autores que seguem na seqüência. Nas palavras de Lesly (1995), relações públicas é um fenômeno e uma necessidade do nosso tempo, tendo sido criada pelas forças que aumentaram o ritmo do mundo, colocando as pessoas em muitos grupos diversificados, todos buscando objetivos diferentes, mas todos precisando trabalhar juntos no sentido de obter vantagens e progresso comuns. As relações públicas representam o relacionamento e a comunicação entre a empresa e seus vários públicos, que incluem consumidores, fornecedores, acionistas, empregados, governo, o público em geral e a sociedade na qual a empresa opera (BOONE & KURTZ etc...
- Marketing Direto: é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação
...