O SURGUMENTO DA FENOMENOLOGIA
Artigo: O SURGUMENTO DA FENOMENOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fellipe010203 • 9/2/2015 • Artigo • 285 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
O surgimento da Fenomenologia – por Carol
Publicado em 12 de janeiro de 2013 por Marilia
A nossa colaboradora Carol nos trouxe este resumo sobre a historicidade desta corrente filosófica.
A Fenomenologia é a corrente filosófica que prega o estudo da essência das coisas. Na etimologia da sua formação ela tem duas raízes gregas “phainestai”- que significa aquilo que se mostra e “logos” – que significa estudo.
Desde 1770 este termo aparece na filosofia de Kant e Hegel; Kant ao escrever uma carta para Lambert utiliza-a para explicitar que a disciplina propedêutica deve anteceder a metafísica.
Após esta primeira aparição pode-se vê-la como a filosofia que estuda as essências e os problemas que a definem.
Resumidamente a Fenomenologia foi gerada como um questionamento no modo científico de pensar, uma crítica à metafísica. Esta linha de filosofia chega ao ápice com a obra “Ser e Tempo” do filósofo alemão Martin Heidegger. E como toda grande maioria das linhas filosóficas é colocada em questão um dos conceitos fundamentais e principais da ciência “o sentido do ser” e a Fenomenologia defende e compreende a verdade como provisória, mutável e relativa, totalmente o oposto da metafísica que propõem a verdade como uma, estável e absoluta. Por isso em muitas fontes podemos ver que a Fenomenologia é uma atitude ou postura, vista como modo de compreender o mundo, e não uma teoria, que é tida como modo de explicar.
Assim nesta corrente filosófica orientamos nosso olhar para os fenômenos, nas relações entre sujeito e objeto, como ser-no-mundo, diferentemente do modo metafísico. Não nos esquecendo que a fenomenologia busca extrai a essência dos fatos psíquicos. Além de Husserl outros pensadores e estudiosos basearam-se na teoria fenomenológica são Scheler, Levinas, Marcuse, Heidegger, Sartre, Ricoeur, Merleau- Ponty e muitos outros.
...