O Sentido Prático, No Trecho Destacado, De "empirismo E Improvisação"?
Dissertações: O Sentido Prático, No Trecho Destacado, De "empirismo E Improvisação"?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MirianLima • 9/11/2014 • 353 Palavras (2 Páginas) • 397 Visualizações
Questão dissertativa:
Após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas
gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:
Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?
Resposta:
Refere-se ao empresário que administra sua empresa ou gestor que dirige uma administração por meio de tentativas e erros, causando desperdício de recursos e materiais; como a antiga administração antes da revolução industrial.
Antes desse período as pessoas viviam no método de tentativas e erros, e com isso se improvisavam. Pois na época os camponeses levavam dias para fabricar um sapato, a produção era demorada, e como era feito a mão, se tinha controle maior das produções, e quando se precisava de algo maior se ia à busca por esses produtos muitas vezes improvisavam as coisas. E com a revolução industrial as cidades cresceram, pois as fabricas se concentravam nas cidades; e os camponeses sairão do campo para as cidades buscando trabalho, e após a Revolução Industrial a mão-de-obra acabou sendo deixada de lado, pois já se falava em fabricar em grandes quantidades com máquinas. Mas o desenvolvimento do comércio e das técnicas de produção não significou melhoria na condição de vida da classe trabalhadora. Transformando então, as cidades em um palco de conflitos e um grande empirismo social; concentrada por duas classes: os empresários e os operários. Tornando a vida da sociedade altamente complexa. E assim Taylor e Fayol, dois engenheiros que tinham uma mesma linha de pensamentos, mais em lugares totalmente distintos, porém foram esses dois engenheiros que criaram a abordagem clássica da administração. Eles observaram os camponeses e começaram a fazer feitos históricos em lugares diferente nascendo então uma abordagem clássica padronizando a administração. Na tentativa de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas.
...