TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual O Sentido Prático, No Trecho Destacado, De "empirismo E Improvisação"

Casos: Qual O Sentido Prático, No Trecho Destacado, De "empirismo E Improvisação". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

O texto afirma que, após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:

Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?

Resposta:

O empirismo é um método que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos e improvisação tudo que faço de uma maneira espontânea para ajudar ou prejudicar alguém.

Temos o Pai da administração cientifica com Frederick Winslow Taylor, Fayol “Teoria Clássica da Administração”, os dois tinham uma mesma linha de pensamentos, mais em lugares totalmente distintos porém foram esses dois engenheiros que criaram a abordagem clássica da administração.

A revolução industrial foi um processo de manufatura, criação de maquinas linha de montagem, fabricação em grandes escalas etc... antes desse período como era e como viviam as pessoas? no método de tentativas e erros, e com isso se improvisava... pois na época os camponeses levavam dias para fabrica um sapato, a produção era demorada, e como era feito a mão se tinha controle maior das produções, e quando se precisava de algo maior se ia a busca por esses produtos muitas vezes eles improvisavam as coisas... e com a revolução industrial as cidades cresceram pois as fabricas se concentrava nas cidades os camponeses saiam do campo para a cidade buscando trabalho, e com a Revolução Industrial a mão-de-obra acabou sendo deixada de lado pois já se falava em fabricar em grandes quantidades com máquinas, e, assim, Taylor e Fayol que eram dois engenheiros observaram os camponeses e começaram a fazer feitos históricos em lugares diferentes veio a abordagem clássica padronizando a administração.

O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.

A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA

Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente.

A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração.

Como pioneiro, o mérito de Taylor reside em sua contribuição para encarar sistematicamente o estudo da organização.

O fato de ter sido o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho, incluindo tempos e movimentos, a estabelecer padrões de execução, treinar os operários, especializar o pessoal; inclusive o de direção, instalando uma sala de planejamento, em resumo, assumir uma atitude metódica ao analisar e organizar a unidade fundamental de trabalho, adotando esse critério até o topo da organização, tudo isso eleva Taylor a uma altura não comum no campo da organização.

Os elementos de aplicação da Administração Científica nos padrões de produção são: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade.

Embora Taylor se preocupasse mais com a filosofia - com a essência da ideia que exige uma revolução mental tanto da parte da direção como da parte dos operários a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica.

O principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.

O princípio da máxima prosperidade para o patrão acompanhada da máxima prosperidade para o empregado deve ser os dois fins principais para a Administração.

Assim, deve haver uma identidade de interesses entre empregados e empregadores.

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO

Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com