O Ser Humano e Sua Relação Com a Tecnologia
Por: Tati Alves • 14/10/2018 • Resenha • 348 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Disciplina: Bases Conceituais para a EPT
O ser humano e sua relação com a tecnologia.
O senso comum atribui ao termo tecnologia o mesmo significado que ao termo artefato, e esse “conceito” vem cada vez mais migrando para as escolas de engenharia, apesar de sabermos que não são o grau de complexidade ou a bagagem científica empregada na sua produção que classificam um produto como tecnológico ou não. A rede tecnológica atual é fruto de uma longa trajetória de produção humana, que se iniciou com o desenvolvimento de artefatos simples.
A tecnologia não é dotada de neutralidade como muitos sugerem, pelo contrário, como afirma Bazzo et al (p. 89) um produto tecnológico não é apenas utilitário, ele também é simbólico. Desde os primórdios dos tempos percebemos características que não são apenas funcionais, mas que também conferem significado aos objetos, eles passam a comunicar que aquilo que um ser possui demostra aquilo que ele é.
Não temos nos preocupado com as implicações dos avanços da tecnologia. Continuamos acreditando que ela irá resolver todos os problemas da humanidade, sem que façamos uma análise do caminho que devemos seguir, apesar de todas as evidências de que esta evolução mais nos causou problemas do que os resolveu.
As tentativas de se alertar para o aumento evidente dos fatores limitativos de crescimento são quase sempre impopulares. Principalmente pelo fato de que as medidas a serem tomadas para aliviar essa pressão sobre o ambiente atingem as classes mais privilegiadas da população; que não reconhece o problema como seu e que, principalmente, não quer abrir mão de seus privilégios, motivados apenas pela necessidade do consumo e do lucro, colocando em risco a nossa continuidade como civilização.
Nessa perspectiva, é fundamental se investir na formação de profissionais críticos, preocupados com a relação ciência, tecnologia e sociedade, para que estes, possam trabalhar em sociedade sensibilizando as pessoas para que reconheçam que a sua própria existência é indissociável da existência de outros seres e que dessa sensibilização depende a continuidade da vida e das espécies no nosso planeta.
Referência
BAZZO, W. A. et al. Conversando sobre educação tecnológica. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2014. 204p.
...