O Técnico em Segurança do Trabalho
Por: Jonas Brito Rogerio • 10/12/2020 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
ATIVIDADE
NOME DO CURSO
Unidade Curricular:
Técnico em Segurança do Trabalho Data:
06/12/2020
Instrutor (a): Jhon Rodrigues da Cunha
Aluno (a): Jonas Brito Rogério
1. Ler e interpretar o memorando (anexo) - utilizem o dicionário
O memorando enviado da Vento Forte S.A Estados Unidos para a equipe de segurança do trabalho da sede no Brasil descreve que, as turbinas dos aerogeradores têm gerado ruído significativo, afetando os moradores de áreas residenciais próximas ao parque eólico. E que está recebendo diversos relatos de reclamações dos mesmos.
2. Pesquisar cinco principais acidentes de trabalho, no Brasil, que podem ocorre no setor de produção de aerogeradores, juntamente com suas normas regulamentadoras e interpretar os dados estatísticos dos tipos de acidentes mais comuns, sempre, resumindo as suas pesquisas.
Incêndios: Em um ano típico costuma-se ver-se perdas totais – geralmente causadas por incêndios – dá-se como perda total quando uma unidade é totalmente destruída, não podendo ser reparada.
Condições Climáticas extremas: Em algumas circunstancias o clima é responsável por problemas – por vezes ventos fortes excessivos para a máquina os poder suportar. Falhas nos travões e as pás viradas para cima agravam a situação.
Danos por colisão com objetos ou animais (aves): sãos uma das principais causas que levam a problemas com as pás do aerogerador.
Relâmpagos: Causam incêndios nas pás e nos aerogeradores, danificando ou destruindo os mesmos.
Defeitos de fabricação: podem levar a mau funcionamento dos aerogeradores levando a problemas e acidentes.
Entidades que desenvolvem normas que estão entre as mais importantes da área, estipulam requisitos mínimos para garantir a segurança no segmento.
São elas a ISO (Organização Internacional de Normalização), ANSI (Instituto Nacional Americano), BSI (Instituto Britânico), CSA (Associação Canadense), DIN (Instituto Alemão), DS (Associação Dinamarquesa), IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional), ASME (Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos), ASSE (Sociedade Americana de Engenheiros de Segurança) e IEEE (instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos).
Um dos principais riscos de acidentes envolvendo trabalho nos parques eólicos está relacionado ao trabalho em altura, tratado pela NR-10 como risco adicional, também denominado trabalho vertical e, na língua inglesa, work of height.
Uma medida de controle ao risco de queda em altura é a instalação de dispositivo de segurança, como a linha de vida de acordo a NR-35 e norma ensaios de dispositivos de ancoragem ABNT NBR 16325-1 e ABNT NBR 16325-2.
...