O Termo Reciclagem Se Tornou Mais Conhecido
Artigos Científicos: O Termo Reciclagem Se Tornou Mais Conhecido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Babine • 7/4/2014 • 932 Palavras (4 Páginas) • 352 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O termo reciclagem tornou-se amplamente difundido na mídia brasileira no final da década de 1980, quando vários estudos publicados indicaram que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não-renováveis estavam muito escassas. Além disso, surgia uma nova situação, principalmente nas grandes cidades: há falta de espaço físico adequado destinado a montagem de depósitos de lixo (lixões, aterros sanitários) e de outros dejetos produzidos pela sociedade.
Assim, diversas pesquisas científicas, realizadas por órgãos federais e privadas, divulgaram os mecanismos e maneiras que possibilitam
variadas formas de reciclagem.
Esse processo é denominado de reaproveitamento dos materiais descartados: nele, o lixo se torna matéria-prima a ser transformada e destinada à fabricação de um novo produto. Existem inúmeros materiais recicláveis, mas neste trabalho trataremos especificamente da coleta e reciclagem de papel, plástico, Alumínio e Vidro.
A principal vantagem da reciclagem é a sensível redução do consumo incontrolável das fontes naturais de matéria-prima, já que, na maioria das vezes, não são renováveis. Além disso, quanto maior for o número de produtos reciclados, menor será a quantidade de resíduos que necessitam de tratamento. Os dejetos, quando não reciclados, são aterrados, incinerados ou ainda lançados em leitos de córregos, rios, entre outros, sem nenhum controle ambiental.
Mercado
O Brasil possui o maior mercado de reciclagem da América Latina.
Apresentam-se abaixo alguns dados sobre a reciclagem no Brasil:
a)Papel e Papelão – São reciclados no Brasil, 38% do papel e 60% do papelão produzidos. Não podemos nos esquecer de diferenciar bem os tipos recicláveis: jornais, revistas, folhas usadas e de rascunho, cartões, envelopes, papel de computador, papelão e aqueles que não podem ser mais aproveitados: papéis sujos com comida, papel higiênico, papéis plastificados ou metalizados, caixa de leite ou refresco, etiquetas adesivas, papel carbono, papel de bala.
b) PLÁSTICO– 804,7 mil toneladas de resíduos pós-consumo foram recicladas. Desse volume foi produziu 724 mil toneladas de matéria prima reciclada.
c)ALUMINIO – Pela décima primeira vez, no ranking anual, o Brasil mostra estar na liderança mundial na reciclagem de latas de alumínio. Dados obtidos revelam que das 253,1 mil toneladas de latas de alumínio disponíveis no mercado em 2011, 98,3% foram recicladas.
d) VIDRO - Atualmente estima-se que mais de 40% das embalagens de vidro produzidas no Brasil são de material reciclado
Atualmente, um percentual considerável de municípios brasileiros, cerca de 75%, dispõe de algum tipo de serviço de coleta lixo oferecido pelo Executivo Municipal. Na grande maioria das cidades, no entanto, não existe a coleta seletiva de lixo: o trabalho é executado por catadores autônomos ou cooperativos de catadores organizados. Esse percentual é bem menor em localidades das regiões Norte e Nordeste, o que gera “lixões” desordenados, onde dejetos são lançados em áreas impróprias, como locais próximos a mananciais ou nascentes de águas, e acabam contaminando córregos e rios.
Cooperativa de Reciclagem:
Nossa cooperativa empregara cerca de 60 trabalhadores e reciclara cerca de 150 toneladas de material por mês.
Desse total, em media estimamos que apenas 30 toneladas já iram chegar separadas pela população. A maioria do material recolhido devera ser separada pelos trabalhadores de forma manual.
Mesmo assim, muitos materiais não podem ser aproveitados, pois papelões e plásticos muitas das vezes são contaminados por detritos misturados a eles, como óleos usados, resíduos orgânicos, etc.
Esse processo de reciclagem seria muito mais fácil e eficaz se a população se conscientiza, e em suas próprias casas já realizasse a coleta seletiva, separando assim os materiais
...