O Trabalho Acadêmico – CST Radiologia UNIP
Por: Jhonnata Lopes • 29/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.719 Palavras (7 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1] Instituto de Ciências da Saúde Campus Goiânia / Flamboyant | Curso: Radiologia Disciplina: História da Radiologia Professor: João Marcelo Porto de Deus Trabalho Acadêmico – CST Radiologia UNIP |
Data da Prova
|
Nome do aluno:
| RA: | Turma:
|
Assinatura do aluno: | Nota Prova Prática/Trabalho
|
COMPOSIÇÃO DA NOTA DE TRABALHO |
Trabalho 1: É específico para estudo da descoberta dos raios x, onde o aluno será avaliado através de um questionário para aquisição de notas.
Total previsto para a atividade = 2,5 pontos.
Observação: O aluno deverá ler o texto sobre a descoberta dos raios x, e responder a questões demonstradas, cada questão respondida dentro dos objetivos citados, valerá 0,83 ponto.
[pic 2]
Trabalho 2: É específico para ressonância, mamografia e radioterapia, onde o aluno será avaliado através de um questionário para aquisição de notas.
Total previsto para a atividade = 2,5 pontos.
Observação: O aluno deverá ler o texto sobre a ressonância, mamografia e radioterapia, e responder a questões demonstradas, cada questão respondida dentro dos objetivos citados, valerá 0,83 ponto.
TRABALHO 1 - Valor 2,5 pontos |
Descoberta dos Raios x
O raios x é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores à radiação ultravioleta, ou seja, maiores que 1018 Hz. A descoberta do raio X e a primeira radiografia da história ocorreram em 1895 pelo físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, fato esse que lhe rendeu o prêmio Nobel de Física em 1901.
Foi durante o estudo da luminescência por raios catódicos em um tubo de Crookes que
Conrad descobriu esse raio. A denominação “raio x” foi usada por Roentgen porque ele não conhecia a natureza da luz que tinha acabado de descobrir, ou seja, para ele, tratava-se de um raio desconhecido.
Os raios X são obtidos por meio de um aparelho chamado de Tubo de Coolidge, um tubo oco que contém um cátodo em seu interior. Quando esse cátodo é aquecido por uma corrente elétrica, que é fornecida por um gerador, ele emite grande quantidade de elétrons, que são fortemente atraídos pelo ânodo, chegando a este com grande energia cinética. Quando eles se chocam com o ânodo, transferem energia para os elétrons que estão nos átomos dos ânodos. Os elétrons com energia são acelerados e emitem ondas eletromagnéticas, os raios x.
- O raios x foi a maior descoberta do campo da medicina, uma vez que utiliza a radiação para diagnóstico de várias estruturas anatômicas e de forma não invasiva, mas sabemos que, por se tratar de radiação, temo que nos atentar aos efeitos biológicos, explique como acontece esse efeito na célula e quais são as consequências.
- Os raios x é uma radiação eletromagnética com grande poder de penetração a matéria, mas sabemos que ela não possui apenas essa propriedade, cite as propriedades dos raios x.
- Após a descoberta dos raios x, sabemos que a indústria, a saúde, o campo de pesquisa, a energia nuclear etc. todos esses campos foram beneficiados, faça uma dissertativa falando quais são os benefícios que a sociedade teve com essa descoberta marcante.
RESPOSTAS
- Os fenômenos biológicos da radiação são consequência de fenômenos químicos e físicos; quando há exposição a doses elevadas de radiação, muitos tecidos orgãos são danificados, podendo causar por exemplo, náuseas, vômitos e falta de apetite. Existe também o efeito tardio, esse efeito o paciente só observa as consequências após meses ou anos.
b) Das propriedades dos raios x; propagam se em linha reta e não faz curva. Propagam se em linha reta e não faz curva. Produz dois tipos de feixes de radiação, primário e secundário. Enegrece filmes fotográficos. Tem maior quantidade de números atômicos. Podem provocar mudanças biológicas quando interagido com o sistema biológico.
c) O exame de raio x veio para mudar por completo os diagnósticos permitido uma visualização rápida dos órgãos examinados, não invasivas...
TRABALHO 2 - Valor 2,5 pontos |
Leia o texto abaixo:
Breve História da Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética (RM) é uma técnica de imagem usada principalmente na medicina para produzir imagens internas do corpo humano. A RM é baseada nos princípios da ressonância nuclear magnética, uma técnica espectroscópica utilizada por cientistas para obter informações químicas e físicas de moléculas.
A descoberta da RM é atribuída a dois cientistas, prêmio Nobel em 1952, Felix Bloch e Edward Purcell, que descobriram o fenômeno da ressonância magnética independentemente em 1946. No período entre 1950 e 1970 a RM foi desenvolvida e utilizada para análises moleculares físicas e químicas.
...