O Trabalho Profissional: Instrumentação Para A Intervenção
Artigos Científicos: O Trabalho Profissional: Instrumentação Para A Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jackalustau • 29/5/2014 • 471 Palavras (2 Páginas) • 929 Visualizações
1 APRESENTAÇÃO
O Grupo de idosos do CRAS do município de Belém, assiste atualmente cerca de 30 idosos, os mesmo se reúnem 1 vez na semana (terça-feira).No decorrer do estágio pude perceber que o referido grupo não conta com atividades que envolvam oficinas, após amplo debate com os participante do grupo implantaremos o projeto Idosos Ativos para a implementação das ações a serem desenvolvidas com este Grupo.
O desejo de desenvolver tal projeto situa-se do quadro que nos foi apresentado pelos próprios idosos, e toda a equipe do Cras.Tendo em vista a necessidade de acompanhamento de atividades que possam contribuir ativamente na melhoria da qualidade de vida desses participantes.
Com a finalidade de resgatar a autoestima, diminuir a ociosidade e descobrir as habilidades de cada participante. Serão desenvolvidas atividades/oficinas voltadas para o grupo de idosos, como uma forma de inclui-las no convívio social e comunitário.
2 JUSTIFICATIVA
Os Grupos de convivência para idosos contribuem para a promoção do envelhecimento ativo e a preservação das capacidades e do potencial do individuo nessa fase.
Pretendemos com as oficinas mensais, estimular a pessoa da 3° idade novas formas de inserção na vida em comunidade através de atividades de promoção da autoestima e convívio social.
Cerca de 30 idosos participam das reuniões semanalmente no Cras e por isso foi vista, através do estágio, a necessidade da implementação das atividades de oficinas.
Nessas condições temos em vista obtermos um resultado deste trabalho e a certeza de podermos colaborar para uma melhoria presente e futura, também quebrando a rotina na qual os idos já estão acostumados.
O Projeto visa contribuir para a inclusão social do idoso, reconhecendo-o como um ser pensador, ainda capaz de realizar e potencializar seus dotes artísticos, resgatando assim a sua auto-estima e encaminhando-o para uma longevidade mais digna e saudável.
2 OBJETIVOS
4.1 GERAL
Melhorar o atendimento no grupo de idosos do Cras, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.
4.2 ESPECIFICO
Proporcionar ao idoso, a possibilidade de desenvolver seus potenciais artísticos, por meio de oficinas criando condições de inclusão social desses cidadãos e resgatar a autoestima dos mesmos. Com isso mudando a rotina dos encontros semanais.
OFICINAS: Coral, Dança, Hidroginástica, Jogos, Artes Manuais.
5 PÚBLICO ALVO
Tal projeto visa atender ao grupo de idosos do Cras devidamente cadastrados na instituição.
6 METAS A ATINGIR
Desenvolver, no grupo de idosos do Centro de Referencia de Assistência Social oficinas que possam resgatar a autoestima, promover a participação social, fortalecer vínculos e desenvolver seus potenciais artísticos.
7. METODOLOGIA
O trabalho será realizado por meio de oficinas operativas. As oficinas serão desenvolvidas ao longo de várias semanas, sempre abordando
...