O Técnico em Segurança do Trabalho
Por: gilferreira.pe • 13/5/2018 • Projeto de pesquisa • 415 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Técnico em Segurança do Trabalho
Conhecer a Legislação Brasileira Específica da Área Portuária
Aluno:Gilmar Ferreira Monteiro Professor(a): Zilmara Peixoto Nakai
Polo: Afogados da Ingazeira Data: 25 de Outubro de 2017
Que ações deveriam ser tomadas em face do problema? Quais os procedimentos que deveriam ser realizados para se evitar o acidente e quais as condições de saúde e segurança encontradas no cenário?
O video apresentado para realização da atividade apresentou a falta
De segurança no trabalho realizado no porto de Santos, deixando claro que pelo menos um acidente é registrado por dia, pois se trata de uma rotina que ofereçe risco, pois as atividades realizadas levam muitos dos colaboradores a óbito e até mesmo deixa alguns com sequelas pós acidente.
Seria importante uma integração da gestão da segurança e da saúde no trabalho à gestão corporativa do porto. Tendo como enfoque principal a falta de segurança dos colaboradores.
É de importância que se invista em segurança e saúde do trabalhador com um programa para se atingir a excelência na área de segurança mediante a conscientização e a mudança de comportamento dos colaboradores, o que constitui um processo inovador em termos de se buscar reduzir os níveis de lesões por acidentes do trabalho fazendo o uso dos EPI’S corretamente,tanto os individuais como os coletivos.
Mostrando as ferramentas e os meios de controle adotados por esse sistema, assim sendo que sejam abordados ainda os resultados conseguidos com o aperfeiçoamento do processo de comportamento seguro, evitando-se custos indesejáveis para a organização, já que um acidente de trabalho não significa apenas um colaborador afastado, mas implica também em outras conseqüências negativas, como clima tenso e preocupação por parte dos demais empregados, que mediante ao acontecimento de um acidente, ficam momentaneamente afetados pelo ocorrido.
Como conclusão, busque-se mostrar que o trabalho, para ser realizado de forma segura, depende acima de tudo do compromisso do trabalhador, que aliado à política da organização, é o responsável direto por se atingir bons níveis de segurança no trabalho.
Que a Administração do porto seja comprometida a trabalhar de forma a alcançar o objetivo de zero danos às pessoas e ao meio ambiente. Na persecução deste objetivo, que possam garantir que as atividades sejam conduzidas de tal maneira que evitem e minimizem impactos adversos na saúde, segurança dos colaboradores.
...