O Uso do Uniforme
Tese: O Uso do Uniforme. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santoz • 25/7/2013 • Tese • 1.719 Palavras (7 Páginas) • 318 Visualizações
O Uso do Uniforme
Sabemos o quanto é difícil mostrar os benefícios que o uso do uniforme gera aos funcionários da empresa. Pois vários funcionários teen em seu pensamento que o uniforme diminui e rotula o indivíduo ou que é um investimento sem retorno e por isso desnecessário por parte dos empresários.
No entanto, este reflete clareza, organização, modernidade e profissionalismo da empresa e do funcionário, promovendo maior confiança e credibilidade naqueles que observam de fora. Além de trazer praticidade e conforto para os que utilizam.
A escolha adequada do uniforme deve conseguir, ao mesmo tempo, representar a imagem corporativa da empresa através de cores e modelos e promover a auto-estima e a valorização do usuário.
Para aqueles que trabalham diretamente com o público, vale ressaltar que algumas pesquisas mostraram que a impressão que causamos é formada por 55% do nosso visual (roupas e acessórios); 38% pelo tom da nossa voz; e 7% pelas nossas palavras. E, quando há uma divergência entre o que falamos e o que as pessoas vêem, elas irão acreditar no que estão vendo.
Observa-se que com a chegada de pessoas de outras cidades, nos últimos 10 anos, a conscientização dos benefícios do uniforme vem aumentando na nossa região. O exemplo de multinacionais e até mesmo das novelas vem incitando a adoção do uniforme por funcionários e empresas.
- Estilo é Fundamental!
Apostar na qualidade dos serviços é uma característica inerente aos empresários que vislumbram a excelência no atendimento. Já a valorização da imagem é um meio de sustentação dessa qualidade, pois reafirma não só a importância dada pelos empresários à questão da responsabilidade com relação ao seu negócio, como também atrela o conceito do estabelecimento a um elemento visual. Uma maneira simples, que vem sendo adotada por muitos hotéis, bares, restaurantes e empresas especializadas em food service, é a de transformar o visual de seus atendentes naquilo que se convencionou chamar de "Moda Corporativa".
A moda avança em todos os segmentos e o uniforme corporativo ultrapassa facilmente a simplicidade dos coletes e dos guarda-pós, se adequando ao ambiente e à filosofia de trabalho proposta, ganhando tecidos e cores diferenciadas.
O fato é que agora, os corredores transformaram-se em passarelas e os funcionários (chefs, garçons e atendentes) já tomam gosto com o fato de "desfilarem" luxuosos e requintados uniformes. Como diriam no mundo da moda, o uniforme agora é uma "tendência".
Hoje, os estabelecimentos têm maior conscientização em relação às vantagens da uniformização, principalmente no que diz respeito à praticidade, modernidade, conforto, durabilidade, criando uma identidade visual para o seu negócio, ou seja, quando se olha para o funcionário, independente da função que ele exerce o que se vê é a companhia que ele está representando. E ver cada funcionário com uma roupa diferente pode agir como um elemento desagregador da relação imagem / qualidade.
Felizmente, a tecnologia do nosso século permitiu a criação de novos tecidos especialmente desenvolvidos para uniformes. Ela possibilitou que os uniformes também se tornassem um aspecto relevante nesta área da confecção, principalmente, porque envolve não apenas a estética, mas também a segurança, a higiene, dentre outras características fundamentais para o aumento da qualidade nos serviços e da disposição dos funcionários. E a diversidade de tecidos que há atualmente, garante a utilização de uniformes com especificações conforme determinadas funções.
Pense nisso quando o consumidor adentrar seu estabelecimento. Uma boa imagem aliada a um atendimento qualitativo pode lhe reservar grandes negócios, pois como bem se sabe, a primeira impressão é a que fica. E se ela for positiva, haverá a segunda, a terceira, a quarta...
Tecidos diferenciados
Para satisfazer o consumidor final, além de conforto alguns tecidos agora contam com uma proteção a mais. Veja alguns já disponíveis no mercado.
- Tecidos com acabamento UV - contribuem na proteção solar.
- Tecidos antiestáticos - diminuem a eletricidade estática.
- Tecidos antimicrobial - diminuem cheiros e odores desagradáveis causados pelo suor
- Tecidos repelentes a agentes químicos - dão segurança no manuseio de produtos químicos
- Tecidos com proteção anti-mancha - asseguram proteção no contato direto com produtos orgânicos.
- Tecidos repelentes a água e óleo- facilitam a remoção de manchas aquosas, oleosas e sujeira seca, facilitando a sua remoção.
- Tecidos retardantes de chama - oferecem proteção àqueles que estão expostos ao risco de fogo instantâneo, transferências de calor, metais fundidos e fagulhas.
- Tecidos com efeitos anti-pilling e propriedades anti-estáticas - para uso em ambientes que não podem ser contaminados com fiapos, pelugens, etc.
A Importância da Marca
“Nos preocupamos muito em prestar o melhor serviço. Ter os melhores fornecedores e os melhores equipamentos. Acreditamos que, para o consumidor, o sabor dos pratos e a origem de nossos produtos serão a única coisa de real importância durante a refeição.”
Será? Imagine que você se encontra em um país estrangeiro com a barreira da língua, dos costumes e da alimentação. Está em uma estrada no meio do nada e a fome aperta. O que fazer? Com quem falar? Então você se depara com um totem longínquo com um “M” amarelo em um fundo vermelho, além de um personagem com cara de palhaço. Finalmente algo que você conhece. Um local onde, por mais estranha que seja a língua, número um é número um. E você se sente abrigado.
O que foi que o levou a essa sensação? Foi o serviço? Foi conhecer a origem dos produtos? Ou foi o reconhecimento da marca, da identidade visual, do conjunto de logomarcas e apelos visuais uniformes, presentes em todas as lojas dessa rede pelo mundo. Isso o fez acreditar que a comida ali servida era algo já conhecido e, portanto, confiável.
A
...