O conceito de stress (ou estresse) provém do termo inglês stress
Por: alessandraativa • 13/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 739 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O estresse resulta do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias. No decorrer desta atividade procuramos apresentar o que é o estresse, suas fases e tratamentos indicados. Foi aplicado um questionário contendo 20 perguntas para profissionais que atuam em salão de beleza para identificação do nível do estresse dos mesmos.
2. DESENVOLVIMENTO
O conceito de stress (ou estresse) provém do termo inglês stress. Trata-se da tensão provocada por situações arrebatadoras, as quais criam reações psicossomáticas ou transtornos psicológicos. (www.conceito.de/stress)
Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais, ocorre quando as pessoas precisam se adaptar ou fazer uma mudança como: começar em um novo emprego, nova escola, mudar de casa, casar, ter filho, terminar um relacionamento, etc. Atualmente muitos confundem estresse com cansaço físico e mental.
Pode ser visto como algo negativo ou positivo. Negativo é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites. O organismo fica desnutrido e a energia mental reduzida. Positivo é o estresse em fase inicial. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, levando a pessoa a produzir mais.
Ocorre em 4 fases: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão. Alerta – primeira fase. Ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor e seu corpo perde o seu equilíbrio. Resistência – segunda fase. O corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema oi eliminá-lo. Quase exaustão – terceira fase. Fase em que o processo do adoecimento tem início e os órgãos que possuírem uma maior vulnerabilidade genética ou adquirida passam a indicar sinais de desgaste. Exaustão – quarta fase. É perigosa, pois se tem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.
Fig. 1: Curva e Fases do Stress (Selye, 1965; Lipp, 2010)
O tratamento pode ser convencional e não convencional.
Convencionais
• Remédios - Somente um profissional poderá indicar o melhor remédio para cada caso, porém os mais utilizados são: calmantes, anti-depressivos entre outros.
• Alimentação - Durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, portanto para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês.
• Atividade Física - Qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórias, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico, como a endorfina.
Não convencionais (medicina alternativa)
• Fitoterapia - Tratamento feito com plantas.
• Acupuntura - Técnica chinesa que consiste em aplicações de agulhas em locais específicos do corpo estimulando neurônios que ativam vários sistemas, como endócrino e o imunológico. Resultando uma melhora geral do corpo.
• Reike - Técnica japonesa que consiste em reequilibrar a energia do corpo. As trocas de energias são feitos entre as mãos e pontos energéticos específicos.
• Massagem – Existem várias técnicas de massagem, dentre elas podem ser citadas shiatsu, quick massage dentre outras. (brasilmedicina.com.br)
Pode-se evitar
...