O conceito e os princípios do numérico geral COMPUTING
Tese: O conceito e os princípios do numérico geral COMPUTING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julianarr • 16/11/2013 • Tese • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 305 Visualizações
1 CONCEITOS E PRINCIPIOS GERAIS DE CALCULO NUMERICO
1.1 Passo 1
O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente.
Gostaria também de mostrar o quanto o Calculo Numérico abrange tanto a Física como o Calculo e a Álgebra, assim dando muitos significados, podendo também dividir a matemática em duas partes, como calculo numérico e calculo algébrico, como pode ser tão fascinante sabendo que desde a matemática mais simples como a divisão, multiplicação, adição, e subtração, e até mesmo aos cálculos mais complexos, pode assim dar o nome de Calculo Numérico.
O cálculo numérico envolve as operações da adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
O cálculo algébrico está diretamente ligado às expressões algébricas, envolvendo equações, inequações e sistemas de equações. Nele, todos os fundamentos fixados no cálculo numérico serão resolvidos.
O método de eliminação de Gauss para solução de sistemas lineares, também conhecido como escalonamento é um algoritmo para se resolver sistemas de equações lineares. Este método consiste em aplicar sucessivas operações elementares em um sistema linear, afim de transformá-lo num sistema de mais fácil resolução, tendo este as mesmas soluções que o original e baseia-se em três transformações elementares, a saber:
Tl – um sistema de equações não se altera, quando permutamos as posições de duas equações quaisquer do sistema.
Exemplo: os sistemas de equações lineares:
2x + 3y = l0
5x – 2y = 6
5x – 2y = 6
2x + 3y = l0
São obviamente equivalentes, ou seja, possuem o mesmo conjunto solução. Observe que muda-se apenas a ordem de apresentação das equações.
T2 – um sistema de equações não se altera, quando multiplicamos ambos os membros de qualquer uma das equações do sistema, por um número real não nulo.
Exemplo: os sistemas de equações lineares:
3x + 2y – z = 5
2x + y + z = 7
x – 2y + 3z = l
3x + 2y – z = 5
2x + y + z = 7
3x – 6y + 9z = 3
1.2 Passo 2
1.2.1 Desafio A
Nos Gráficos a seguir, é apresentada uma interpretação geométrica da dependência e independência linear de dois e três vetores no R3:
Grafico 1: vetores 1 e 2
a)
Grafico 2: vetores 1, 2 e 3
b)
Grafico 3: vetores 1, 2 e 3
c)
De acordo com os graficos podemos afirmar:
I – Os vetores v1 e v2 apresentados no gráfico (a) são LI (linearmente independentes):
R: Não poemos afirmar porque o v1 e o v2 estão apresentados na mesma reta que pasa pela origem, portanto é LD (linearmente dependente). = (1 afirmação errada).
II – Os vetores v1 v2 e v3 apresentados no gráfico (b) são LI ( linearmente independente):
R: Os vetores v1, v2 e v3 são LI (linearmente independentes). = (1 afirmação certa).
III – Os vetores v1 v2 e v3 apresentados no gráficos (c) são LD (linearmente dependentes):
R: Sim, pois quando dois vetores v1 e v2 não paralelos geram um plano pela origem. Se um terceiro vetor v3 estiver nesse plano, isto é v3 (v1, v2) o conjunto (v1, v2 e v3) é LD (linearmente dependentes). = (1 afirmação certa).
1.2.2 Desafio B
Dados os vetores u = (4,7,-1) e v = (3,10,11), podemos afirmar que u e v são linearmente independentes.
R: Associar o numero 0 se a afirmação I estiver certa. = 0
a1 v1 + a2 v2 = 0
x(4,7,-1) + y(3,10,11) = (0,0,0)
(4x+7x-1x)+(3y+10y+11y) = (0,0,0)
4x+3y=0
7x+10y=0
-1x+11y=0
Gráfico 4: Resposta dos vetores u e v
Fonte: http://www.wolframalpha.com
Resposta: LI (linearmente independentes) = (0 afirmação certa)
1.2.3 Desafio C:
Sendo w1 =(3,-3,4) e w2 =(-1,2,0), a tripla coordenada de w = 2w1 – 3w2 na base E é (9,-12,8).
R:
w3 =(6,-6,8) – (-3,6,0)
w3 =(9,-12,8) = (1 afirmação certa)
PASO 1.3:
1 - Desafio A:
{ Associar o numero 0, se a afirmação I estiver certa. = 1
{ Associar o numero 1, e a afirmação I estiver errada. = 1
{
...