O engenheiro em segurança do trabalho desenvolve medidas de controle
Por: liber777 • 7/12/2018 • Projeto de pesquisa • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 249 Visualizações
Leia as questões, assinale a resposta que julgar correta para cada uma delas, assinale sua reposta no gabarito.
Envie a prova e o gabarito corretamente preenchido para: posengenharia@unisa.br
Até a data 08/dez/2018
Boa prova.
- O engenheiro em segurança do trabalho desenvolve medidas de controle para garantir a saúde e integridade do trabalhador. É de conhecimento na organização que este profissional é legalmente habilitado para atuar nesta área.
Com relação a este profissional e sua atuação profissional, avalie as afirmativas.
- Espera-se que o profissional em segurança do trabalho identifique as situações que se caracterizam como perigos e determine as medidas de controle.
- Espera-se que o profissional em segurança leve em consideração o conhecimento e as necessidades do trabalhador, além do cumprimento da legislação.
- Espera-se que o profissional em segurança cumpra suas atribuições profissionais sem considerar a contribuição dos trabalhadores pois estes não são legalmente habilitados.
Referência: Atuação da psicologia nas organizações. Produção de Renata Cardillo Homem de Mello. São Paulo: Unisa, 2018. Videoaula.
É correto apenas o que se afirma em:
- I.
- II.
- III.
- I e II,
- I, II e III.
- As empresas que admitem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem cumprir as Normas Regulamentadoras para promover e preservar a saúde e integridade de seus empregados. As empresas também podem implementar voluntariamente outros programas que promovam a saúde dos trabalhadores, como programas de qualidade de vida.
Diante do exposto, avalie as asserções e a relação entre elas.
- Os programas de qualidade de vida dos trabalhadores contribuem para saúde física e mental dos mesmos nas organizações nas quais são instituídos.
PORQUE
- Os trabalhadores da organização identificam medidas voltadas à preservação e promoção de sua saúde e integridade sentindo-se respeitados e valorizados.
Referência: SANTOS, Patrícia Vieira dos; MARTINS, Paulo Eduardo Silva. Qualidade de vida no trabalho: Contribuições dos programas de saúde e segurança no trabalho. Ideias & Inovação, Aracaju, v. 3, p.35-44, fev. 2016.
Assinale a alternativa correta para as asserções apresentadas.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo a II uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, sendo a II uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, sendo a II uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
- Acidentes do trabalho podem ocorrer por várias causas e, se ocorrerem, têm efeitos sobre os trabalhadores. Identificadas as causas, devem ser encaminhadas medidas para corrigí-las para que outros acidentes da mesma natureza não mais ocorram.
A Psicologia pode atuar em conjunto com a Segurança do Trabalho na correção das causas do acidente, na elucidação das causas e na prevenção do possíveis acidentes.
A contribuição da Psicologia para a Segurança do Trabalho pode ser expressa por:
I) Atuar em capacitações contribuindo para o desenvolvimento das habilidades, saber fazer, dos trabalhadores.
II) Atuar unicamente com a auto-estima dos integrantes de equipes de trabalho, pois assim estes cumprem as exigências de segurança.
- Atuar com o indivíduo para este saiba como agir emocionalmente diante de determinadas situações, podendo as situações ser aquelas de prevenção de acidentes ou de contingências.
Fonte: MELLO, R.C.H. A psicologia na segurança do trabalho. São Paulo: Unisa, 2018. 1 podcast
É correto que o se afirma apenas em:
- I.
- I e II.
- I e III.
- II e III.
- I, II e III.
- As organizações assim como seus empregados apresentam reações diante de situações e com relação à segurança do trabalho estas reações podem ser classificadas, segundo Dutra (2017), como: reativa – cumprem aquilo que deve ser cumprido quando solicitados, diante de cobranças, fiscalizações e inspeções; cumpridora – atende às exigências de saúde e segurança, cumprindo legislação e normas vigentes; pro-ativa ou voluntária – atende legislação e normas vigentes e adota ações de modo voluntário para melhorar os indicadores de saúde e segurança.
Fonte: DUTRA, J.S..Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros / Joel Souza Dutra, Tatiana Almendra Dutra, Gabriela Almendra Dutra. – São Paulo: Atlas, 2017.
Com relação aos empregados e a segurança do trabalho, avalie as asserções e a relação entre elas.
- Os empregados podem adotar ações voluntárias voltadas à segurança do trabalho quando percebem os benefícios destas e sentindo-se parte de equipe integrada e coesa.
PORQUE
- A Psicologia pode contribuir com as capacitações, promovendo o desenvolvimento de habilidades e comportamentos dos indivíduos no ambiente empresarial, promovendo a comunicação entre os indivíduos, a auto-estima destes e a segurança do trabalho.
Assinale a alternativa correta para as asserções apresentadas.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, sendo a II uma proposição falsa.
b) A asserção I é uma proposição falsa, sendo a II uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo a II uma justificativa da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
- O ambiente de trabalho tem suas especificidades, assim como as pessoas que ali trabalham. Algumas pessoas podem desenvolver reações de antipatia em relação a outras pessoas, ocasionada por que a outra pessoa é rude ou não profissional com o outro (PONTO RH, 2018).
Com relação à segurança do trabalho, às vezes, as medidas de prevenção de acidentes não são acatadas por inúmeras razões: da falta de entendimento da medida propriamente, do não entendimento do cumprimento da legislação pertinente, por excesso de auto-confiança e de auto-estima, por exemplo.
...