O estudo analisa como os engenheiros e engenheiros do futuro devem ser
Seminário: O estudo analisa como os engenheiros e engenheiros do futuro devem ser. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmgsoar • 14/10/2014 • Seminário • 289 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Titulo: “Estudo analisa como deverão ser a engenharia e os engenheiros do futuro”.
Objetivo: Traçar o perfil do engenheiro na economia globalizada e mostrar quais são os principais requisitos para a prática profissional.
Justificativao : Os pesquisadores envolvidos no projeto analisaram fatores históricos, econômicos e sociais de cada país, desafios do mercado e necessidades da indústria em relação à força de trabalho dos engenheiros. O trabalho aponta que ter formação de nível superior consistente não é garantia de um bom desempenho no mercado de trabalho: o engenheiro tem de se preparar para atuar em escala global.
Metodologia:
-Quem: AG Continental empresa alemã do setor automotivo, Universidade Técnica de Darmstadt, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Instituto de Tecnologia da Georgia, Escola Politécnica Federal de Zurique, Universidades Tsinghua e Jiaotong (China), Universidade de Tóquio e Escola Politécnica da USP (Poli).
-Como e Onde: Trata-se de um programa educacional da “General Motors” feito em parceria com universidades de vários países, entre elas a Poli, em que estudantes de graduação desenvolvem à distância projetos de veículos. Outro ponto favorável são os programas de duplo diploma, implementados pelas oito universidades que participaram do estudo. A metodologia de ensino, que tem como base a internacionalização da pesquisa científica, foi adotada há quatro anos nos cursos de graduação da Poli, em parceria com instituições de ensino da Europa.
Resultados Esperados: Além de ressaltar o que deve ser aperfeiçoado em cada uma das partes envolvidas no processo de profissionalização do engenheiro, incluindo instituições de ensino, governo e indústria, Kaminsk (professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli) explica que o estudo servirá de base para reflexão sobre deficiências na grade curricular tradicional, à medida que um dos desafios é tornar a competência global uma qualificação central nos programas de graduação e pós-graduação
...