O estudo da sociologia
Tese: O estudo da sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: micaela • 3/10/2013 • Tese • 469 Palavras (2 Páginas) • 427 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O estudo da sociologia é um dos grandes desafios no contexto escolar, pois busca a reflexão sobre a sociedade e suas explicações de interferência no rumo da civilização humana. Através deste trabalho, tem-se uma visão clara sobre a perspectiva de um mundo melhor. Visão esta,que se dá a um conhecimento crítico e sensato daquilo que nos é proposto,sociologicamente falando.O principal objetivo que se pretende alcançar,é a construção de um conjunto de conceitos,técnicas e métodos de investigação que serão produzidos a fim de explicar a vida em sociedade para aceitá-la como fatores e produtos da situação do homem no mundo; no trabalho e no lazer diante de sua própria vida racional e livre,o sobrepondo-se a uma organização social,guiada pela ordem da razão.
Para fazer com que o aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade, é necessário primeiramente compreender os determinantes da relação pedagógica e situá-los num âmbito maior, que determina um modo de vida das pessoas envolvidas, sua cultura, suas estratégias de resistência e participação na vida social, suas modalidades próprias ou apropriadas de produção e reprodução da vida social e, consequentemente do saber.
Através de atividades criadas pelo educador será possível a construção de um conhecimento educacional e social em relação ao educando-o. Uma atividade que poderá ser trabalhada no ambiente escolar é indubitavelmente, o teatro. Pois é através dele que o indivíduo é capaz de se expressar e mostrar positivamente o que lhe é proposto.
O mesmo deve ser trabalhado envolvendo toda a classe, e distribuídas as atribuições de forma a envolver todos de forma prazerosa e criativa. O primeiro passo é lançar um tema de debate para que se perceba o envolvimento da equipe para buscar a melhor forma de se inteirar do assunto e organizar a apresentação da melhor maneira possível. Com isso, o educador terá condições de analisar o perfil de cada um e desenvolver um trabalho mais detalhado, levando o educando a se perceber socialmente na comunidade escolar, familiar e diante de toda a sociedade ao qual está inserido, tornando-se um ser crítico e participativo.
Esta atividade vem para reforçar a tese do pensador Max Weber que defende que a sociologia tem como ponto chave a investigação do indivíduo e a sua ação e não da análise das “instituições sociais” ou do “grupo social”.
Concluindo, esta atividade foi muito importante para minha caminhada no processo educacional, pois é através dela que pude conhecer mais a fundo a opinião de diversos pensadores sobre o assunto, e tive a oportunidade de acrescentar em meu currículo, uma disciplina tão complexa e ao mesmo tempo envolvente onde se estuda o ser e sua função social. As dificuldades encontradas foram somente na forma de expressar tamanha grandeza de conhecimento social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
CESAR, Amaury Moraes, Ensino em Debate.
GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca,Ensino em Debate
JAPIASSÚ, Hilton,
...