O impacto dos recursos ERP nas atividades administrativas atuais
Tese: O impacto dos recursos ERP nas atividades administrativas atuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandreCastelo • 15/4/2014 • Tese • 796 Palavras (4 Páginas) • 386 Visualizações
Objetivo:
O objetivo do grupo é descrever o impacto dos recursos das ERPs nas atividades administrativas na atualidade.
Introdução:
Hoje muito tem se falado dos sistemas integrados do tipo Interprise resource planning ou simplesmente ERP ( sistema integrado de gestão empresarial), que nada mais é um sistema de informação e soluções que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, onde propicia a informação correta, para a pessoa correta e no momento correto.
Desenvolvimento:
O sistema ERP muito utilizado em grandes empresas como: Coca-Cola ,Siemens,Sony,HP e Eletrolux, vem se tornando essencial para confiabilidade de dados, pois são monitorados em tempo real , com auxilio de funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP, com isso proporcionam uma diminuição de retrabalho fora do comum.
O ERP em termos gerais, é uma plataforma de software, que foi desenvolvida para interagir vários departamento de uma organização, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações, pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam.
O sistema ERP identifica o tempo como uma variável crítica de restrição, podemos dizer que é a informação que norteia a tecnologia dos negócios e a tecnologia da informação, ele pode detectar as falhas que ocorrem no gerenciamento de estoque, devido a produção excessiva de determinado produto, ocasionando assim perdas significativas na organização.
Podemos citar algumas vantagens de um sistema ERP como:
*Redução de custos
*Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
* Otimizar o processo de tomada de decisão
Como também existem algumas desvantagens do ERP, como:
*Altos custos que muitas das vezes não comprovam o custo/beneficio
*A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada
*Dependência do fornecedor do pacote
*Cortes de pessoal, que gera problema social
*Excesso de controle sobre as pessoas, onde aumenta a resistência á mudança e pode gerar assim desmotivação.
Conclusão:
O Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) basea-se em economizar dinheiro,aumentar a eficiência e continuar competitivo, várias empresas que implementaram o ERP foram capazes de economizar milhões em redução de custos de produtos e processos, aumento de eficiência e redução de tempo de ciclo.
Evolução Histórica:
No final da década de 50, quando os conceitos modernos de controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início, a tecnologia vigente era baseada nos gigantescos mainframes que rodavam os primeiros sistemas de controle de estoques – atividade pioneira da interseção entre gestão e tecnologia. A automatização era cara, lenta – mas já demandava menos tempo que os processos manuais – e para poucos.
No início da década de 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional geraram os MRPs (Material
...