O novo Código de Ética
Artigo: O novo Código de Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dani20 • 13/6/2013 • Artigo • 374 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
de culpabilizar os usuários de seus serviços pelos problemas sociais.
Silva afirma que:
O Movimento de Reconceituação vem, portanto questionar as estruturas sociais, sugerindo um Serviço Social com uma prática vinculada às lutas e interesses de classes populares. Ao se estabelecer a possibilidade do vínculo da prática do Serviço Social com as classes populares, indica-se a perspectiva de transformação social enquanto exigência da própria realidade social, dada a situação de dominação e exploração político econômica em que vivem essas classes. Tal perspectiva implica, para o Serviço Social, colocar como horizonte de sua prática o movimento de transformação da própria realidade. (SILVA, 2006, p. 89).
A autora nos aponta como a reconceituação estabelece uma perspectiva de transformação e um novo horizonte na prática profissional. Essas transformações são propostas pela hegemonia da categoria, e abrem um leque de possibilidades na estruturação de novos tempos com ações comprometidas com a classe trabalhadora, e a construção de um projeto ético político para a profissão.
Essas mudanças desencadeadas na década de 70 na profissão abrem um novo posicionamento ético político para a profissão. Apontamos o ético e o político porque segundo Barroco (2008) a ética e a política estão associadas e são fundamentais para que o projeto contra hegemônico da profissão possa criar corpo, e objetivar projetos humanos que permitam o ideal emancipatório, em face da barbárie da exploração, e possa caminhar para a busca de superação da realidade capitalista.
A ética é preceito fundamental para a atuação comprometida no Serviço Social. A ética e a política foram assumindo dimensões amplas na profissão ao longo de sua trajetória histórica. A profissão do Serviço Social possui um Código de Ética que foi reformulado em 1986 e 1993. Segundo Barroco (2008) a elaboração de teorias em sólida fundamentação Marxista levou à compreensão dos fundamentos sócio-históricos da profissão do Serviço Social e conduziu a uma ruptura com os pressupostos da visão conservadora, possibilitando uma base crítica de reflexão sobre a ética profissional, e uma reorientação para construção de um novo Código de Ética.
O novo Código de Ética foi instituído pela resolução CFESS nº237/93 de março de 1993, e traz em seu texto a perspectiva para uma atuação profissional compromissada com a classe trabalhadora, a ética, a liberdade, a emancipação, a autonomia, a democracia, a justiça social, a
...