O pensamento de Parmênides
Resenha: O pensamento de Parmênides. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergiohtg • 7/11/2013 • Resenha • 276 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
O pensamento de Parmênides teria se desenvolvido e seria marcado pela sua contraposição a Heráclito (cerca de 540-480 a.C.), seu contemporâneo da cidade Éfeso (região de Mileto), para quem a contradição e a mudança seriam o princípio universal do Cosmo e da própria vida. Este seria, para Parmênides, o erro e o problema de toda a filosofia e ciência desde Tales. Ele notava que a verdade não poderia estar nas coisas, e consequentemente nem poderia provir das experiências sensoriais. O caminho correto à verdade estaria só no pensamento. Daí surgia a primeira exposição de um princípio lógico a partir do qual deveria ser conduzido o nosso raciocínio. Esse princípio se chamou de:
Resposta
a.
Princípio da Identidade
b.
Princípio da Moralidade
c.
Princípio da Contradição
d.
Princípio da Aceitação
e.
Princípio da Negação
: Atividade 3
Conteúdo
Sugestões de Tecnologia de Apoio [é aberta numa nova janela]
Instruções
Descrição
Instruções
Várias tentativas Não permitida. O Teste só pode ser acessado uma vez.
Conclusão de Força Esse Teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
Expandir Estado de Conclusão da Pergunta:
Pergunta 1
O problema da lógica dialética, para Aristóteles, seria ter como fundamento e ponto de partida opiniões pode ser bom para quem tem como único objetivo a persuasão ou ganhar uma disputa oratória, mas este estaria longe de ser o procedimento seguro para quem almejasse a verdadeira filosofia ou ciência. Aristóteles entendia que a dialética era um exercício do pensamento e do discurso e ela tinha seu valor; no entanto, para exercitar o pensamento, ou mesmo quando pensamos e proferimos algum discurso, antes mesmo de formarmos qualquer conteúdo ou juízo, é necessário seguir leis que já estão a priori a nossa disposição no intelecto. Nesse sentido, a lógica para Aristóteles seria:
Resposta
a.
Instrumental e Formal
b.
Legal e Formal
c.
Instrumental e Justa
d.
Segura e persuasiva.
...