O planejamento tático
Seminário: O planejamento tático. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: yandrab • 2/10/2013 • Seminário • 1.288 Palavras (6 Páginas) • 374 Visualizações
níveis hierárquico mais alto da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.
O planejamento tático: a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento de da pelos níveis organizacionais intermediários tendo como objetivos a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identificar-se facilmente este nível de planejamento, ele se da nos escritórios superintendente regionais. Exemplificando: no banco do Brasil esse planejamento ocorre nas superintendência estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio as unidades operacionais (agências) num movimento sinérgicos. Objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidas no planejamento operacional.
O planejamento operacional: correspondem a um conjunto de partes homogenias do planejamento tático, ou seja identificar os procedimentos específicos requerendo nos níveis inferiores da organização, apresentado planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco na atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.
Etapa 2
Função administrativa de Organização se incumbe no agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa. O agrupamento das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autorização de um chefe. Assim, a organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. Para que os objetivos sejam alcançados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser adequadamente agrupadas e a autoridade convenientemente distribuída.
Divisão das atividades a serem realizadas:
- José Alessandro: Responsável pela confecção de panfletos e cartazes.
- Ana Luzia: Responsável pela organização das palestras.
- Andressa de Souza e Jonelice Miranda: Responsável pela contabilidade de todo o projeto.
- Yandra Bruna: Responsável pela organização da coleta seletiva.
Em relação a distribuição dos panfletos e cartazes, todos do grupo irão realizar esta atividade.
Etapa 3
Função administrativa de Direção
Definimos como processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Tem a função de interpretar os planos e instruir em como coloca-los em pratica, envolve orientação, assistência à execução comunicação, motivação e liderança; sendo diretamente ligada com o relacionamento entre as pessoas.
Existem duas concepções opostas a respeito do estilo baseada em divergência ou opiniões opostas, acerca da natureza humana. Essas concepções foram distinguidas por McGregor e são conhecidas como:Teoria X ou tradicional ; e Teoria Y, ou moderna.
A teoria X, que pode representar o estilo de direção da teoria administração cientifica, clássica e Burocrática baseia-se na premissa incorreta, talvez distorcida sobre a natureza humana. Considerando que: o homem é indolente e preguiçoso por natureza; falta de ambição; o homem é egocêntrico ; resiste a mudanças a sua dependência o torna incapaz de auto controle e auto disciplina. Já na teoria Y, desenvolve um estilo de direção dinâmico e democrático, considerado que administrar é um processo de criar oportunidades, baseia-se nas concepções a respeito da natureza humana. Essa teoria propõe um estilo de direção participativo e democrático, baseia-se nos valores humanos e sociais; e tem como características marcantes a descentralização de decisões .representa modernos tipos de direção pela teoria comportamental e as teorias administrativas posteriores.
A função da administração de direção no nível institucional da empresa e a resposta pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todos as áreas e níveis da empresa.
Etapa 4
Função administrativa de Controle é a última etapa do processo
administrativo, destacando-se como a quarta função, após o planejamento, a organização e a direção. É relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização, para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo. É
monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos.
O controle constitui uma das funções do processo administrativo, de tal forma que a inexistência dessa função ou as deficiências que apresentar, têm reflexos diretos e negativos com a mesma intensidade nas demais funções, decretando invariavelmente a frustração parcial ou total dos seus objetivos.
A utilização do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica e como uma das técnicas de avaliação do desempenho de controle, possibilita à organização vencer os desafios a que está sujeita, além de torná-la transparente através da divulgação de seu desempenho, bem como o alcance da realização de sua missão.
Estudo de caso: Análise do processo de Controle do Banco Bradesco
(Dados do Bradesco – Relatório Anual - Estrutura Organizacional e Divulgação do resultado - Dez 2007)
• 3.160 Agências no País (3.143 do Bradesco, 1 do Banco Finasa, 1 do Banco Bradesco BBI e 15 do Banco BMC);
• 5 Agências no Exterior, sendo 1 em Nova York, 3 em Grand Cayman e 1 em Nassau, nas Bahamas;
• 7 Subsidiárias no Exterior (Banco Bradesco Argentina
...