O problema objetivo de Civil
Ensaio: O problema objetivo de Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: charlyene • 6/10/2014 • Ensaio • 237 Palavras (1 Páginas) • 533 Visualizações
Jorge é casado com Lúcia pelo regime de comunhão parcial e com ela teve um filho Roberto. De um casamento anterior Jorge teve outro filho Carlos, que lhe deu dois netos Júlio e Juliana. Carlos morreu em 15 de dezembro de 2007. Jorge faleceu em maio de 2011 deixando uma casa em Curitiba que lhe fora doada por seu pai e uma casa na praia adquirida na constância do casamento com Lúcia. Responda:
1) Quem são os sucessores de Jorge? Explique sua resposta.
2) A que título esses herdeiros sucedem? Explique sua resposta.
3) Lúcia concorrerá com os herdeiros? Explique sua resposta, indicando qual a quota de cada um.
Questão Objetiva
(TJPR – Assessor Jurídico – 2007) Sobre a sucessão legítima, assinale a alternativa correta:
a) O direito de representação é uma exceção à regra de que entre herdeiros de mesma classe os de grau mais próximo excluem o direito dos herdeiros de grau mais remoto.
b) À luz do Código Civil, na sucessão pelos colaterais, a sucessão pelos irmãos do ‘de cujus’ será sempre ‘per capita’.
c) A concorrência sucessória entre cônjuge sobrevivente e os descendentes do ‘de cujus’ somente ocorrerá quando o cônjuge for ascendente de todos os herdeiros com que concorrer.
d) A ordem de vocação hereditária na sucessão legítima é determinada pela lei vigente na data da abertura do inventário.
...