O processo de gestão de pessoal
Trabalho acadêmico: O processo de gestão de pessoal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: liscaroline • 16/9/2014 • Trabalho acadêmico • 900 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos tempos modernos, os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá como pode. Em algumas organizações os colaboradores são vistos como desenvolvedores de conhecimento.
O processo de Gestão de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.
Alguns processos que foram citados acima são dependentes um do outro, e devem ser tratados de forma a se complementarem. A importância hoje está em praticas de organização onde juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe.
Os colaboradores, no contexto organização, estão tendo que aprender rapidamente e optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, diariamente, por essa gestão moderna. Enfim, gestão de pessoas é o “cargo” gerencial que implica a cooperação dos colaboradores que atuam nas organizações para o êxito nos objetivos tanto profissionais quanto individuais.
Etapa 1 – Passo 1 (Equipe)
O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido a globalização. Este movimento representa uma superação do modelo Taylorita-fordista com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras. Os consumidores tornam-se mais exigentes, um número cada vez maior de competidores chega cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz-se, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento a velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. As pessoas, com todas essas mudanças, passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido as tendências do mercado atual. Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas.
Etapa 1 - Passo 2
(Individual) –
TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
No filme tempos modernos de Charlie Chaplin retrata o trabalho massificado onde o homem é instrumento, ferramenta de trabalho, em maioria,
...