O processo de seleção e acesso
Resenha: O processo de seleção e acesso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasdavi • 21/11/2013 • Resenha • 374 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Processo de seleção e admissão
O processo de admissão de empregados envolve uma série de etapas que as empresas devem observar. Esse processo é de suma importância para a empresa, pois a escolha certa do empregado e o cumprimento eficiente de todas as rotinas do departamento pessoal vão representar uma enorme economia. para preencher o cargo vago, a empresa sempre procura escolher o melhor profissional. Para isto, o processo de recrutamento deve ser desenvolvido de forma a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar o cargo oferecido. O recrutamento é basicamente um sistema de informações através do qual a empresa divulga e oferece ao mercado de trabalho oportunidades de emprego que pretende ocupar.
O processo de seleção pode ser resumido como sendo a escolha do profissional certo para o cargo a ser ocupado. Como existem inúmeros candidatos para o cargo, é necessário que se escolha o mais adequado, de forma a manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.No processo de seleção, o fator que mais influencia a decisão final a respeito da contratação ou não do candidato é a entrevista, que, por constituir importante elemento de avaliação, deve ser feita com bastante critério.
Encerrado o processo de recrutamento e seleção, a empresa deve dar início à “rotina de pessoal” propriamente dita. É na implantação dessa rotina que se aplicam as legislações do Trabalho, Previdência Social, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a do Programa de Integração Social (PIS). Após a realização do processo de recrutamento e seleção, o próximo passo da empresa é encaminhar o candidato selecionado à realização do exame médico, quando então vai ser determinada a sua admissão ou não. O exame médico admissional, como qualquer outro exame, está incluído no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que tem como objetivo a promoção e preservação da saúde do conjunto de trabalhadores.
Após os procedimentos pré-admissional (processo de recrutamento e seleção e exame médico) o candidato selecionado vai ser contratado na condição de empregado. Para isto, ele deve apresentar sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, para que esta seja anotada e assinada. Anotando apenas o que é necessário no lugar certo. Alteração de nome do empregado ou estado civil fica por conta do Ministério do Trabalho.
...