O que é democracia
Por: jsm2010 • 12/10/2015 • Monografia • 1.871 Palavras (8 Páginas) • 151 Visualizações
O que é Democracia?
Introdução
Democracia significa o "povo no poder” ou "governo do povo", assim este governo é liderado pelo(s) representante(s) do povo. Estes representantes são eleitos não por serem os "melhores" mais sim por livre escolha popular, pela maioria, isso deve garantir com que estes defendam os direitos de todos, não de apenas um grupo de pessoas, estes mesmos representantes devem seguir uma constituição, que estabelece limites para seus poderes e os direitos das pessoas, como; o de liberdade de expressão, de religião, direito de saúde gratuita, de educação gratuita, Etc. Para explicar a democracia detalhadamente, a seguir serão divididos em pontos a mesma.
Estado: É um conjunto de instituições que controlam e administram um país, no estado a lei máxima é a constituição. Exemplo de instituição: governo que é a mais poderosa das organizações, pois é ela responsável pela polícia, pela saúde publica, educação etc.
Três Poderes: Nos países democráticos o poder não fica apenas nas mãos de um representante apenas, há três tipos diferentes de Poderes: o Executivo, que é exercido pelo maior representante do povo o Presidente, seus ministros, assessores, secretários etc., suas tarefas são aplicar as leis, para isso é fica a seu cargo órgãos como a polícia, prisões etc., para punir criminosos. Manter as relações do país com as outras nações, manter as forças armadas, administrar órgãos públicos de serviços à população, como bancos. O Legislativo são as pessoas que devem elaborar as leis, este poder é exercido pelas assembléias, câmaras, que além de elaborar as leis devem fiscalizar o Poder Executivo, votar leis orçamentárias e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da república ou os próprios membros do legislativo. O Judiciário é exercido por ministros, desembargadores e juízes, este poder possui a capacidade de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com as regras constitucionais em determinado país.
Leis: Na democracia há um conjunto de leis que servem para manter a "ordem", impedir que aconteçam injustiças e que deve garantir um tipo de igualdade entre todos os membros desta sociedade, a igualdade perante a lei, mesmo que em alguns casos isso não ocorra. Tal vez quem fez estas leis não pensou que nem todas as pessoas são iguais economicamente, não tenham o mesmo poder das outras, pois esta sociedade democrática também é capitalista, ou seja, o capital é muito valorizado. Assim em casos onde a pessoa descumpre a lei, pratica algo ilegal, uma pessoa com mais capital tem mais condições de pagar os custos deste processo, Ex: advogado, fiança, ou no caso de condenação multas ou cestas básicas Etc. ou até é mais bem tratada, por quem executa as leis.
Capital: Como dito anteriormente o capital é muito valorizado, ele esta diretamente ligado a democracia um exemplo: os governos comunistas que são considerados anti-democráticos, porque a liberdade de expressão não é um direito(quem se pronuncia contra o governo é até preso e etc.), o capital (dinheiro) não é valorizado, não é utilizado, mas há mais igualdade economicamente e nos governos considerados democráticos o capital é muito valorizado, "quem tem mais é mais importante, é mais poderoso", pois tem como retribuir com capital certas coisas, que pessoas com menos do mesmo não têm condições.
...