O que é Six Sigma?
Tese: O que é Six Sigma?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOBSON170893 • 23/11/2013 • Tese • 603 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
O que é Seis-Sigma?
Estratégia de negócios adotada pelas empresas para aumento da competitividade através da melhoria da qualidade e da produtividade.
O conceito de Sigma na Estatística
Sigma (σ) é o símbolo utilizado pela Estatística para representar o parâmetro de dispersão chamado desvio padrão.
Quanto maior o valor de sigma de um processo, maior é a sua variação (ou dispersão), o que é algo indesejável, pois o processo tem pouca previsibilidade.
Quando os clientes auditam seus fornecedores eles exigem valores de sigma cada vez menores, para aumentar sua confiabilidade.
As atuais normas de qualidade hoje trabalham com 4σ
O Seis Sigma objetiva,através da aplicação de um conjunto de ferramentas e metodologias:
Definir -Quem são os clientes, seus problemas, os aspectos que consideram mais importantes em conjunto com os processos que os suportam e identificar os resultados junto com todos os elementos do processo.
Medir -Os aspectos e características mais importantes são categorizados, os dados coletados e os sistemas de medição checados.
Analisar -Os dados são analisados de forma a transformá-los em informações que expliquem o processo, incluindo a identificação das principais causas dos problemas, erros e/ou defeitos.
Melhorar -Soluções são desenvolvidas e aplicadas na solução dos problemas, sendo que os resultados das mudanças nos processos são observados nas respectivas medições. Nesta fase é possível avaliar as mudanças que foram benéficas, bem como a necessidade de novas alterações.
Controlar -Sempre que o processo apresentar um desempenho dentro do previsto é sinal de que está sob controle. Esta é a fase de sustentação do programa Seis Sigma a fim de assegurara não ocorrência de variações inesperadas.
Os defensores da metodologia Seis Sigma sustentam que o foco na redução das variações propicia resultados secundários positivos, tais como: melhora da qualidade e a importância de muitos elementos é reavaliada, levando a melhoria, rafinamento ou modificação de alguns e interrupção de outros e como consequência, as chances de erros são diminuídas.
O Seis Sigma parte da premissa que os funcionários da empresa concordam que os apontamentos e números são capazes de gerar dados, informações e gráficos para análises diversas que produzirão melhorias nos processos e que através da redução das variações de todos os processos, o desempenho da organização será cada vez melhor.
A principal crítica ao Seis Sigma é no sentido de que ao buscar a melhoria dos processos individuais, corre-se o risco de prejudicar o atendimento às necessidades dos clientes, fazendo com que a economia gerada pela metodologia seja menor que os custos incorridos na redução das variações.
Ferramentas BSC
O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações
...