TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Six Sigma

Seminário: Processo de Six Sigma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Seminário  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

O Processo de Seis Sigma:

O princípio fundamental do Seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos ou serviços.

Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação do mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza.

Projetos Seis Sigma seguem duas metodologia inspiradas pelo Plan do Check Act Cicle de Walter A. Shewhart (Amplamente difundidas por W. Edwards Deming, no Japão pós-guerra). Estas metedologias compostas de cinco fases cada, são chamadas pelos acrônimos DMAIC e DMADV

DMAIC- é usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes.

Sendo esta: Define goals,

Measure and identifily, Analyse, Design details e Verify the design.

DMADV- é usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos.

Sendo esta: Define the problem, Measure Key, improve the process e Control.

Os principais motivos para a implantação do Seis Sigma é a iniciativa própria para melhorar a qualidade e a produtividade e a Imposição de matrizes.

Um dos maiores problemas do Seis Sigma é o fato de que muitas organizações não tem compreensão da metodologia fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errônea, prejudicando a organização.

1

PASSO 1

- Como as Ferramentas de gestão BCS e Seis Sigma estão relacionadas a gestão estratégica e a gestão de Qualidade ?

Pode-se concluir que a utilização da estratégia Seis Sigma dentro da perspectiva do Balanced Scorecard pode auxiliar no processo de avaliação de desempenho de Sistemas logísticos.

É importante destacar que a própria utilização do Balanced Scorecard e a estratégia Seis Sigma pressupõem um processo de melhoria contínua em todas as empresas do sistema logístico, buscando cada uma delas e seu conjunto atingir a excelência empresarial definida como objetivo estratégico.

Para isso, as ferramentas apresentadas também permitem identificar os problemas enfrentados, as suas causas e as ações que devem ser tomadas para solucioná-los. Fica evidente que as atividades precisam ser planejadas e sistematizadas para que as melhoria ssejam obtidas em conjunto a partir de ações coordenadas.

Finalmente, como resultado prático, espera-se com os conceitos apresentados um aumento significativo do poder competitivo do sistema logístico, permitindo minimizar seus riscos ao enfrentar a concorrência, buscando garantir sua sobrevivência e perenidade.

PASSO 2:

- Um caso em que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramenta.

.-BSC e Seis Sigma:

- Motorola:

Para a Motorola, empresa que deu origem ao programa, a resposta a essa questão foi simples: sobrevivência. A Motorola chegou ao BSC e o 6-Sigma porque estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos inferiores. Quando, na década de 1970, uma empresa japonesa assumiu o controle de uma fábrica da Motorola que produzia os televisores Quasar nos Estados Unidos, eles mudaram radicalmente a maneira de operar.

Sob administração japonesa, a fábrica logo iniciou a produção de televisores com um vigésimo do número de defeitos da época em que era gerenciada pela Motorola. E conseguiu isso com a mesma força de trabalho, a mesma tecnologia e os mesmos projetos, deixando claro que o problema era o gerenciamento em si. Até os próprios executivos da Motorola tiveram de admitir que a qualidade de seus produtos e não era muito satisfatório para o uso, dava muito defeitos e muitas reclamações por parte de usuários.

Em meados da década de 1980, a Motorola decidiu levar a questão da qualidade

a sério. Bob Galvin, presidente executivo da empresa na época, encaminhou a companhia pelo BSC, rumo conhecido por 6-Sigma e tornou-se um ícone na área empresariavenda para saber se nossos clientes estavam realmente satisfeitos com nossos produtos e serviços, e toda primeira segunda feira de cada mês os coordenadores se reúnem com o gerente e apresentam esses indicies, e em cima disso são elaboradas soluções e estratégias. Mas como não estamos acostumados a esse tipo de rotina ainda nos atrapalhamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com