O que é doping?
Tese: O que é doping?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dilenef • 14/5/2014 • Tese • 929 Palavras (4 Páginas) • 594 Visualizações
1 - O que é doping ?
considera-se doping a utilização de drogas e métodos ilícitos no sentido de um atleta auferir vantagens em relação a seu adversário. Em geral, as pessoas associam doping somente às drogas proibidas que os atletas utilizam para conseguir melhor performance. Isso é só parte da verdade. Também são considerados doping os chamados “devices”, ou seja, os mecanismos, esquemas e aparelhos empregados para que um atleta ganhe determinada competição.
2 - O que é teste ou exame anti-doping?
O próprio nome já diz "anti-doping", atletas profissionais são examinados para se evitar o doping e manter o jogo "limpo".
Os exames podem ser feitos tantos após jogos no caso do futebol, como em treinamentos, em atletas que disputam modalidades invididuais como o atletismo.
3- quais são as substancias consideradas pelo uso como doping
Adrafinil, adrenalina*, amifenazol, anfepramona, anfetamina, anfetaminil, benzfetamina, bromantano, carfedon, catina**, clobenzorex, cocaína, cropropamida, crotetamida, cyclazodona, dimetilanfetamina, efedrina***, estricnina, etamivan, etilefrina, etilanfetamina, famprofazona, fenbutrazate, fendimetrazina, fencanfamina, fencamina, fenetilina, fenfluramina, fenmetrazina, fenprometamina, femproporex, fentermina, furfenorex, heptaminol, isometeptene, levmetanfetamina, meclofenoxate, mefenorex, mefentermina, mesocarbo, metanfetamina(D-), metilanfetamina, metilefedrina***, metilenedioxianfetamina, p-metilanfetamina, metilenodioximetanfetamina, metilfenidato, modafinil, niquetamida, norfenefrina, norfenfluramina, octopamina, ortetamina, oxilofrina, parahidroxianfetamina, pemolina, pentetrazol, prolintano, propilhexedrina, selegilina, sibutramina e outras substâncias com estrutura química similar ou efeito(s) biológico similar(es)
4- Com é feito o exame anti-doping em todas as competições?
O exame anti doping não é feito em todas as competições, apenas nas mais importantes devido ao custo deste exame.
Após a prova o atleta colhe a sua urina que é lacrada em dois recipientes.
Esta urina é levada a um laboratório credenciado que verifica a existência de substâncias proibidas aos atletas em quantidades acima do estabelecido.
Se o exame da positivo o atleta e seu clube são notificados e é então feito o exame no segundo recipiente que é usado como contra prova.
Se o segundo resultado é positivo, o atleta é suspenso durante o tempo previsto, mas ele pode recorrer.
5 – Quais os efeitos dessas drogas no organismo Humano?
Cada uma das substâncias apresentadas pode exercer ou induzir diferentes efeitos no organismo dos atletas, que variam do alívio da dor à euforia, da calma à depressão, enfim, da glória à desgraça. Entre algumas podemos destacar:
Analgésicos e tranqüilizantes
estas substâncias agem de duas maneiras distintas:
- Perifericamente, diretamente na origem dos sinais da dor. Entre as substâncias liberadas encontra-se o ácido acetil salicílico e o paracetamol.
- No sistema nervoso central, alterando o processamento dos sinais que o cérebro recebe através dos nervos; justamente por agir dessa forma, pode induzir o organismo à dependência, modificando o humor e o comportamento do indivíduo.
A ansiedade é um dos problemas que muitas vezes prejudica o desempenho dos atletas, por isso, causa problemas como a insónia, que resulta de uma atividade neuronal acentuada, despertando o estado de vigília. Para conter essa atividade intensa muitas vezes utiliza-se uma substância chamada benzodiazepina que tem a propriedade de se ligar a moléculas de proteína contidas nas junções entre os nervos, o que aumenta a capacidade de neurotransmissores se ligarem a regiões vizinhas da mesma molécula. O resultado é a inibição dos impulsos nervosos. Assim, em doses pequenas, as benzodiazepinas agem como antianciolíticas e em doses maiores como sedativos. O organismo que acaba necessitando de sua ação contínua torna-se
...