Doping No Esporte Problematização Ética
Trabalho Escolar: Doping No Esporte Problematização Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Guilhermefc__ • 29/7/2014 • 398 Palavras (2 Páginas) • 1.118 Visualizações
No artigo ‘’Doping no Esporte Problematização Ética’’ de Msnd. Frederico Souza da Costa, Dr. Marcos A. Balbinotti, Dr. Carlos A.Balbinotti, Msnd. Luciano Santos, Msnd. Marcos Barbosa e da Msnda. Luciana Juchem, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo explicar a fundo a questão do doping no esporte e suas questões éticas.
O artigo busca explicar o doping e seu caráter ético no esporte, entendendo que doping é qualquer uso de substâncias e métodos proibidos pelo padrão estabelecido pelos comitês internacionais antidoping, a World Anti-Doping Agency (Wada) e a Internacional Olympic Commitee (IOC), que não haja justificativa médica comprovada. Já na questão da ética, é mais complexa que a teoria do bem e da conduta, reconhecendo que a dificuldade é reconhecer o bem e praticá-lo, comparando argumentos de como o doping vem sido tratado no esporte de vence a qualquer custo, mesmo sendo injusto com os outros. E também, com argumentos do senso comum, que cabe a respeitar a proibição do uso de doping já que existe uma legislação, e também por não ser elementos não naturais tornarem-se prejudiciais a saúde, e ainda, que faz da competição desigual por conta de um atleta potencializado. E no contra-argumento, alegando que o esporte de competição é elitista, enfatiza o buscar pela melhor performance, custando uma vida equilibrada e sem stress, exposto a inúmeros riscos e problemas para a saúde.
Como argumento de ‘’defesa’’, o estudo do artigo na questão do contra-argumento, enfatiza a questão do comprometimento do atleta com treinos e competições no esporte de alto nível, seus grandes desgastes físicos e mentais, lesões e a grande exigência do corpo, como se talvez fosse uma justificativa na utilização de ‘’drogas’’ e suplementos. Fala que o esporte de competição naturalmente é ‘’ injusto’’, em relação a quem ganha muitos outros perdem, talvez também, não justificando a condenação de métodos ilícitos. O artigo na verdade, defende a ideia de que todos entendam e estudem a fundo a questão do doping, aliar a ciência com o esporte, que saibam a verdade sobre essa questão, seus riscos e efeitos colaterais e o efeito no desempenho esportivo.
Por fim, o artigo propõe essa relação de ciência-esporte, para que não haja um tratamento superficial da questão doping, fazerem uma avaliação profunda do esporte profissional, para assim, termos um esporte de alto nível ético.
...