O que é entendido nos controladores?
Relatório de pesquisa: O que é entendido nos controladores?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jjuunniioorr • 4/12/2014 • Relatório de pesquisa • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 508 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONOPOLIS – FAR
CURSO - CIENCIAS CONTABEIS
DEBORA RODRIGUES DE SOUZA
DEVAIR GONÇALVES JUNIOR
DIRCE PAIVA
VANESSA APARECIDA CARVALHO
ATPS
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
1. O que se compreende por controladoria?
A controladoria pode ser conceituada como a ciência contábil evoluída. Como em todas as ciências, há alargamento do campo de atuação; esse alargamento do campo de abrangência da contabilidade conduziu a que ela seja mais bem representado semanticamente pela denominação de controladoria.
Cabe à controladoria a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas mais diversas necessidades.
2. Qual o papel do controller na Era da Informação e como a Tecnologia da Informação vem auxiliando o controller?
Seu papel é, por meio do gerenciamento de um eficiente sistema de informação, zelar pela continuidade da empresa, viabilizando as sinergias existentes, fazendo com que as atividades desenvolvidas conjuntamente alcancem resultados superiores aos que alcançariam se trabalhassem independentemente.
Estabelece a base de dados para organizar a informação essencial à gestão e elaborar, para os gestores das áreas, modelos de decisão relativos aos mais diversos eventos obtidos destes sistemas, padronizando as informações econômicas que vêm a ser o modelo de decisão da empresa.
3. Como a Tecnologia da Informação vem auxiliando o controller?
Vem auxiliando como principal instrumento para demonstrar de dados necessários para as tomadas de decisões dos gestores
4. Para Kanitz (1977) quais os sistemas que cabem ao controller implementar.
Para Kanitz (1977), a área de controladoria tem a função de dirigir e implementar os sistemas de informação, motivar, coordenar, avaliar, planejar e acompanhar, de forma que o conjunto desses sistemas sirva como base para a tomada de decisão por parte dos gestores. A controladoria exerce, assim, “um valioso serviço de informação e análise para todos os administradores de linha da empresa.
5. Quais as qualidades indispensáveis ao controller?
Capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões; com vista à implantação de ações de melhorias;
Capacidade de prever o aparecimento de problemas, nos diferentes departamentos, bem como de providenciar os elementos para as devidas soluções;
Fornecer as informações de forma clara, simples e objetiva aos usuários na interpretação e análise;
Traduzir os fatos, uma vez que os números isolados não auxiliam a administração da empresa;
Capacidade de Ter sempre olhos voltados para o futuro,
Dar informações e elaborar relatórios, no momento de solicitados, com as mudanças diárias no sistema econômico do País que carece de urgência de análises para solução dos problemas que surgem.
Assumir a posição de conselheiro, não de crítico; O controller não deverá forçar uma tomada de decisão, mas, consegui-la, mantendo o assunto presente até que a atitude satisfatória seja tomada;
Ser imparcial, com capacidade de convencer com idéias aos demais, sendo crítico e comunicativo.
Capacidade de entender as limitações de sua contribuição no desempenho das funções noutras áreas
Balanced Scorecard e Intangíveis Sistemas de Acompanhamento
Traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho, o termo se dá devido ao fato da escolha de indicadores de uma organização não se restringirem unicamente ao foco econômico-financeiro, mas por utilizarem também indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenho dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Porque a somatória desses fatores permitirá o desempenho desejado pelas as organizações. Surgindo assim valor futuro.
O objetivo é que o Balanced scorecard contenha os objetivos e metas estratégicas para monitoramento da criação e manutenção do capital intelectual da empresa.
A partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o Balanced Scorecard permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de quatro perspectivas. Financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.
Perspectiva Financeira
O Balance Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo.
É necessária à preocupação da empresa na visão do cliente, identificando suas necessidades, anseios e conquistando a fidelidade dos clientes existentes e buscando novos clientes. O principal objetivo de uma empresa é conseguir obter retornos do capital investido, pelo que a vertente financeira assume um papel preponderante. Também no Balance Scorecard a vertente financeira está presente, sendo os indicadores financeiros fundamentais para concluir acerca das consequências inerentes às ações levadas a cabo pela empresa.
A elaboração do Balance Scorecard deverá funcionar como um estímulo a que as diferentes unidades de negócio da empresa estabeleçam objetivos financeiros, sempre de acordo com a estratégia global da empresa. Os objetivos e indicadores da perspectiva financeira do Balance Scorecard devem ser definidos levando-se em conta a fase em que se encontra a empresa e as suas unidades de negócio. Esta perspectiva pode também chamar-se perspectiva do acionista, em virtude de serem os principais interessados na empresa, procurando
...