O que é gerenciamento de qualidade e como evoluiu?
Projeto de pesquisa: O que é gerenciamento de qualidade e como evoluiu?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PabloFlores • 2/11/2014 • Projeto de pesquisa • 6.176 Palavras (25 Páginas) • 240 Visualizações
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de educação à distância
Competências Profissionais
Atividades Práticas Supervisionadas
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de educação à distância
Competências Profissionais
Atividades Práticas Supervisionadas.
Sumário
Introdução 4
Etapa 1 6
Passo 1 6
O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? 6
O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução? 7
Quais foram os principais “gurus” da Qualidade? 9
ETAPA 2 15
Passo 2 (Equipe) 15
Quadro explicativo 15
Passo 3 (Equipe) 17
O que é TQM 17
Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar. 17
ETAPA 3 18
Passo 2 (Equipe) 18
Passo 3 (Equipe) 19
Etapa 4 19
Passo 1 19
Processos de Melhoria Contínua 19
Passo 2 (Equipe) 20
Passo 3 (Equipe e Individual 21
Por que o Processo de Melhoria Contínua deve ser constante? 21
Passo 4 21
Relatório final: 21
Conclusão 24
Bibliografia 25
Introdução
A Gestão da Qualidade Total ou conhecida também como "Total Quality Management", "TQM" consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais, isso é claro, já é um fato.
O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente.
É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todas as entidades significativas na existência da empresa e também da excelência organizacional da empresa.
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
A Toyota, no Japão, foi primeira organização a empregar o conceito de "TQM", superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. No "TQM" os colaboradores da organização possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, a comunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça-chave da dinâmica da organização.
Tem sido amplamente utilizada, na atualidade, por organizações públicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços.
A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.
Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra para corrigir os erros dos produtos bélicos e era utilizado o termo Controle de Processos. Com a evolução do termo, passou a ser chamado de Garantia de Qualidade, que utilizava normas específicas para cada etapa. Depois, surgiu o Controle de Qualidade, no começo do século XX por Frederick Taylor e Ford.
Hoje, por exemplo, os consumidores cada vez mais cobram qualidade dos produtos que adquirem. A Gestão da qualidade traz benefícios tanto para o empresário quanto para os clientes evitando desperdício e promovendo satisfação a ambos. Neste trabalhando trataremos das várias etapas do processo de controle qualidade, seus principais expoentes e seus princípios básicos.
Etapa 1
Passo 1
O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
A "Qualidade" pode definir-se como a capacidade para atingir os objetivos operacionais visados. A norma ISO 8402-94 define a qualidade do seguinte como sendo um
Conjunto das características de uma entidade que lhe conferem aptidão para satisfazer necessidades exprimidas e implícitas. A norma ISO 9000:2000 define qualidade como sendo a aptidão de um conjunto de características intrínsecas para satisfazer exigências.
Na prática, a qualidade pode ser considerada em duas formas :A qualidade externa, correspondendo à satisfação dos clientes. Trata-se de fornecer um produto ou serviços conforme as expectativas dos clientes no intuito de fidelizar e assim aumentar a sua parte do mercado. Os beneficiários da qualidade externa são os clientes de uma empresa e os seus parceiros externos. Este tipo de estratégia passa assim por uma necessária escuta dos clientes, mas deve permitir igualmente ter em conta necessidades implícitas, não expressas pelos beneficiários.
A qualidade interna, está voltada para a melhoria do funcionamento interno da empresa. O objetivo da qualidade
...