O que é ética
Tese: O que é ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Metalder2013 • 11/10/2013 • Tese • 329 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
O que é ética?
Ética é o sensor do comportamento humano, é o que define o certo do errado, nós faz distinguir o bem do mal, enfim. Ética é o molde do nosso caráter, expressa os valores da verdade. São os 3 princípios da vida: QUERO, DEVO, POSSO.
O que é predisposição ética?
É a necessidade de ser ético, respeitar a vida e dignidade humana.
Como os valores ensinados pelos pais desde que nascemos.
O que é consciência ética?
É a consciência de saber distinguir o certo do errado. Aquilo que a sociedade nos mostra certo usando as leis e normas.
Quais as diferenças e semelhanças entre ética e moral?
Ética e moral caminham paralelamente juntas mas nunca se cruzam, suas diferenças estão na forma de agir perante a leis e normas que a sociedade criaram. A moral seria a forma ultrapassada de ver as coisas, moralmente falando uma mentira, mesmo que seja para ajudar alguém, continua sendo uma mentira, sendo amoral. Enquanto que eticamente falando um ser humano poderia omitir a verdade para ajudar outro ser humano.
“Podemos responder a esta pergunta com uma história árabe.
Um homem fugia de uma quadrilha de bandidos violentos quando encontrou, sentado na beira do caminho, o profeta Maomé. Ajoelhando-se à frente do profeta, o homem pediu ajuda: essa quadrilha quer o meu sangue, por favor, proteja-me!
O profeta manteve a calma e respondeu: continue a fugir bem à minha frente, eu me encarrego dos que o estão perseguindo.
Assim que o homem se afastou correndo, o profeta levantou-se e mudou de lugar, sentando-se na direção de outro ponto cardeal. Os sujeitos violentos chegaram e, sabendo que o profeta só podia dizer a verdade, descreveram o homem que perseguiam, perguntando-lhe se o tinha visto passar.
O profeta pensou por um momento e respondeu: falo em nome daquele que detém em sua mão a minha alma de carne: desde que estou sentado aqui, não vi passar ninguém.
Os perseguidores se conformaram e se lançaram por um outro caminho. O fugitivo teve a sua vida salva.”
Bernardo Gustavo, 17/09/2012.
...