O que é ética?
Tese: O que é ética?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apauladn • 15/9/2014 • Tese • 400 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Leia o texto “O que é Ética”, disponível em: <http://www.fara.edu.br/site/servicos/downloads/colecao/etica.pdf> Acesso em: 20 mai. 2013 (Atalho: http://migre.me/eFotk). Após a leitura, explique os seguintes itens:
1) O conceito de ética e moral
2) Os ideais éticos
3) A liberdade
1) No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em uma sociedade e é construída com base nos valores históricos e culturais, do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos, enquanto a moral são os costumes, regras e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
2) As respostas variamos, para os gregos o ideal ético estava na busca teórica e prática da ideia do bem, para outros o ideal ético estava no viver de acordo com a natureza, em harmonia cósmica; no cristianismo o ideal ético era viver conforme o ensinamento de Jesus, no qual se referia em fazer o bem aos semelhantes, já o pensamento social o ideal ético seria uma vida social mais justa, com a superação das injustiças econômicas. Cada época à qual a humanidade passou tinha o seu critério de como seguir os ideais éticos.
3) A questão da liberdade entra na história na medida em que o homem, para viver em sociedade, deve se adequar a normas sociais que atendam as necessidades da coletividade, o que implica em por limites a sua liberdade individual.
Em ética a liberdade costuma ser considerada um pressuposto para a responsabilidade do agente, o desenvolvimento de seu ambiente, de suas estruturas para conseguir, no final, satisfação para o meio.
O livre arbítrio, que quer dizer, o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, Ele é uma crença religiosa ou uma proposta filosófica que defende que a pessoa tem o poder de decidir suas ações e pensamentos segundo seu próprio desejo e crença.
...