TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBS: A PREPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE ASSISTÊNCIA OU JUSTIFICAÇÕES

Relatório de pesquisa: OBS: A PREPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE ASSISTÊNCIA OU JUSTIFICAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 3

1+1=2

EQUIPE 1 C

OBS: É OBRIGATÓRIO APRESENTAÇÃO DE CÁLCULOS OU JUSTIFICATIVAS.

Todas questões valem 0,5 pto cada.

corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elementares.

Aplicando uma diferença de potencial num fio metálico, surge nele uma corrente elétrica formada pelo movimento ordenado de elétrons. No fio metálico, mesmo antes de aplicarmos a diferença de potencial, já existe movimento de cargas elétricas. Todos os elétrons livres estão em movimento, devido à agitação térmica. No entanto, o movimento é caótico e não há corrente elétrica. Quando aplicamos a diferença de potencial, esse movimento caótico continua a existir, mas a ele se sobrepõe um movimento ordenado, de tal forma que, em média, os elétrons livres do fio passam a se deslocar ao longo deste. É assim que se forma a corrente elétrica.

A corrente elétrica é definida como a razão entre a quantidade de carga que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor num intervalo de tempo. A unidade de medida é o Coulomb por segundo (C/s), chamado de Ampère (A) no SI em homenagem ao físico e matemático francês André-Marie Ampère (1775-1836).

1ª Questão. 1ª Questão. Duas cargas q1 e q2 de mesmo sinal e q2 = 2q1 são colocadas sobre o eixo da figura abaixo.

Em qual dos pontos assinalados na figura, deve-se colocar uma carga q de sinal contrário a q1 e cujo valor é igual a q2, para que fique em equilíbrio?

(A) A

(B) B

(C) C

(D) D

(E) E

2ª Questão. Duas lâmpadas foram fabricadas para funcionar sob uma diferença de potencial de 127 V. Uma delas tem potência de 40 W, resistência R1 e corrente i1 . Para a outra lâmpada, esses valores são, respectivamente, 100 W, R2 e i2 .

Assim sendo, é CORRETO afirmar que

a. R1 < R2 e i1 > i2.

b. R1 > R2 e i1 > i2.

c. R1 < R2 e i1 < i2.

d. R1 > R2 e i1 < i2.

3ªQuestão. Quando uma diferença de potencial é aplicada aos extremos de um fio metálico, de forma cilíndrica, uma corrente elétrica "i" percorre esse fio. A mesma diferença de potencial é aplicada aos extremos de outro fio, do mesmo material, com o mesmo comprimento mas com o dobro do diâmetro. Supondo os dois fios à mesma temperatura, qual será a corrente elétrica no segundo fio?

a) i b) 2 i c) i / 2 d) 4 i e) i / 4

4ªQuestão. Suponha que você dispõe de uma pilha comum de 1,5 V e uma pequena lâmpada de lanterna cujas especificações são 1,5V - 2,0 A.

a) Qual a potência que essa lâmpada deve dissipar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com