OCORRÊNCIA DE CUPINS NO CAMPUS TAPAJOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Pesquisas Acadêmicas: OCORRÊNCIA DE CUPINS NO CAMPUS TAPAJOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Paulla2 • 11/4/2014 • 1.312 Palavras (6 Páginas) • 531 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DAS ÁGUAS
DISCIPLINA METODOLOGIA CIÊNTIFICA
OCORRÊNCIA DE CUPINS NO CAMPUS TAPAJOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
DISCENTES:
ANNA PAULLA MOREIRA VALENTE
DANIELLE DE JESUS ANDRADE
DAVID RODRIGUES GOMES
DOCENTE:
MARLISSON AUGUSTO FEITOSA
RESUMO
Este trabalho foi realizado com objetivo de fazer o estudo da ocorrência de cupins no espaço da Universidade Federal do Oeste do Pará - Campus Tapajós onde há uma vegetação com índice de Termitas e mostrar a importância dos cupins para o ecossistema. Inicialmente, foi realizada a demarcação de pequenos quadrados delimitados por barbante logo após fizemos o levantamento e identificação da ocorrência de espécies, visando estimar o tamanho populacional e a densidade de áreas ocupadas pela espécie.O resultado nos diz sobre a ocorrência em um determinado lugar biogeográfico.
Palavras-chave: Cupim, Área de distribuição, Termitas e densidade.
ABSTRACT
Thisstudy wasaimedtostudy theoccurrence oftermitesinthe Federal University ofWestern Paraspace-CampusTapajóswhere there is avegetationindexTermitesand showthe importanceof termitesto the ecosystem. Initially, the demarcationof small squaresdelimitedstringwasheldshortly afterwe did thesurveyand identification of species, to estimate thepopulation sizeand the percentage ofarea occupiedby the species. The resulttells usabout the occurrencein a givenbiogeographicplace
Keywords:Termite, areaof distribution,Termitesand density.
INTRODUÇÃO
Cerca de 2.860 espécies de cupins são conhecidas hoje no mundo. Os cupins estão entre os poucos insetos que são capazes de utilizar a celulose como fonte de alimento. De acordo com Oliveira et al. (1986) a madeira, devido ao alto teor desse polímero, é o alimento preferido de um grande número de espécies de cupins.
Os cupins são mundialmente conhecidos como térmites, que em latim significa verme. O nome cupim tem origem Tupi e, portanto, é da nossa gente. Estes insetos também são conhecidos popularmente como aleluias, sararás e siriluia.A ecologia de térmitas, sua importância e o aspecto da distribuição populacional, têm sido objeto de um grande número de trabalhos, embora sua maioria tenha sido realizada fora do Brasil.
O que ninguém sabe é que os cupins são dotados de extrema complexidade biológica e têm uma função extremamente importante na manutenção dos ecossistemas da Terra. Diferentemente do que se pensa popularmente, estudar os cupins é de suma relevância.A importância ecológica dos cupins reside na aeração, drenagem e ciclagem de nutrientes do solo, além de no caso dos montículos servirem de abrigo para vários outros animais, e também, de alimento para pássaros, morcegos, primatas e até humanos.
Na pesquisa cientifica, alguns estudos demonstram que os cupins ao digerir o principal constituinte das plantas, que é a celulose, geram um gás com grande eficiência que tem alto poder de combustão. A circulação de ar dentro do montículo através da convecção serve de modelo para a construção de casas ecológicas.
TEMA
A importância e a distribuição populacional dos Termitas.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Determinar a ocorrência de cupins na área da UFOPA – Campus Tapajós, na cidade de Santarém, Pará.
Objetivo Especifico
- Determinar as espécies de cupins mais frequentes;
- Estabelecer a relação entre ocorrência de cupins por unidade de área;
- Tornar estetrabalho, um material prático que propõe um meio de repassar conhecimento.
JUSTIFICATIVA
Buscando um maior envolvimento dos conhecimentos estudados que nos vem sendo repassados nesta disciplina, com a realidade voltada para o ambiente que nos cerca, optou-se por abordar o Assunto “Cupins”. Entende-se que o desenvolver deste estudo requer do estudante um conhecimento abrangente de questões da ecologia relacionadas à distribuição populacional.
O resultado do Trabalho consiste em amostrar pequenas áreas conhecidas escolhidas ao acaso a fim de determinar a ocorrência de cupins dentro de uma área que a população se encontra. A escolha do assunto adotado é justificada pelo fato da grande importância que o tema tem para a natureza, bem como benéfica ao solo, tendo importante função nos processos de decomposição de madeiras mortas em ecossistemas tropicais, as populações desses insetos podem, em alguns casos, ser utilizadas como bioindicadoras de qualidade do solo.
MATERIAL E MÉTODOS
Este trabalho foi realizado na Universidade Federal do Oeste do Para - Campus Tapajós, na cidade de Santarém, estado do Para. Os fatores que determinaram a escolha do Campus Tapajós para o trabalho foram: a grande incidência de cupins, e a variedade de vegetação entre arvores de pequenos e médios portes, proporcionando a procriação de Térmitas, que nos possibilita rapidez e facilidade de acesso. A temperatura máxima registrada foi de 37,5c° e a mais baixa de 18,0c°.Esse fragmento analisado tem a área de aproximadamente de 64 x 60, ou seja,3.840m² foram delimitados para a realização da pesquisa dentro dessa área de 5 quadrados com 16m² cada.
Os dados foram analisados quanto a presença de cupins nas arvores, em quadrados escolhidos aletoriamente, em relação a área total do espaço selecionado, encontramos as espécies de cupins xilófagos e arborícolas e as ocorrências desses cupins nas arvores. Procuramos
...